Diabetes ii e diabetes gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A diabetes desenvolve-se quando o organismo não consegue controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. Isto pode acontecer se o corpo não produzir quantidades suficientes da hormona denominada insulina.
A insulina é o hormônio responsável pelo transporte da glicose para o interior de quase todas as células do corpo. Sabendo disso podemos diferenciar os tipos de diabetes.Que neste trabalho abordamos o diabetes mellitus tipo II, e o diabetes gestacional.




















Diabetes mellitus tipo II

Na Diabetes Tipo II a produção pancreática de insulina não é suficiente para as necessidades do organismo. Ocorre uma situação de insulinorresistência em que as necessidades de Insulina são muito superiores ao que seria normal. Numa primeirafase o pâncreas responde com o aumento na produção, mas, com a evolução da doença, acaba por entrar em 'exaustão' e a produção de Insulina vai diminuindo.
Possuir diabetes mellitus tipo II, significa a não suficiente produção de insulina pelo organismo e/ou a incapacidade de usá-la adequadamente. Este problema em relação à insulina, afeta a maneira como o organismo processa os alimentos.
Ainsulina é um hormônio produzido pelo pâncreas. Ao alimentar-se, o organismo transforma grande parte do alimento em açúcar (glicose) que o sangue levará para as células do corpo como energia. A insulina auxilia a entrada do açúcar nas células e controla sua taxa no sangue. Quando o organismo não produz insulina suficiente ou tem problema para usá-la adequadamente, as células não absorvemsuficientemente açúcar do sangue. O resultado é uma alta na taxa de açúcar no sangue.
O diabetes mellitus tipo II é mais comum em adultos acima de 40 anos, principalmente se estes estão acima do peso. Crianças e adolescentes acima do peso também podem ter este tipo de diabetes.












Como se desenvolve:

A causa precisa do diabetes tipo II não é conhecida. No entanto, à medida que aspessoas envelhecem ou ganham peso, estão mais propensas a terem diabetes, pois o pâncreas pode não funcionar adequadamente, ou as células podem se tornar incapazes de usar a insulina produzida por ele. Hereditariedade é também um importante fator.
Mulheres que tiveram bebês grandes (acima de 4 kg, por exemplo), ou que tiveram diabetes gestacional, têm um alto risco de desenvolverem diabetes maistarde.


Sintomas:

- Aumento na micção;
- Sede excessiva e ingestão de muito líquido;
- Perda ou ganho de peso;
- Visão embaçada;
- Infecções cutâneas;
- Infecções vaginais;
- Cansaço;
- Cicatrização lenta;
- Sensações não comuns de formigamento, queimação e coceira na pele, normalmente nas mãos e pés;
- Infecções no prepúcio (pele que cobre o pênis) .
Estes sintomas tendema se agravar progressivamente e podem levar a complicações severas que no DM II é o coma hiperosmolar.
Os sintomas das complicações envolvem queixas visuais, cardíacas, circulatórias, digestivas, renais, urinárias, neurológicas, dermatológicas e ortopédicas, entre outras.






Como é diagnosticado:

O médico questionará sobre os sintomas e fará um exame sobre a taxa de açúcar nosangue ou poderá também verificar essa taxa em uma amostra da urina.
O diagnóstico laboratorial do Diabetes Mellitus é estabelecido pela medida da glicemia no soro ou plasma, após um jejum de 8 a 12 horas. Em decorrência do fato de que uma grande percentagem de pacientes com DM tipo II descobre sua doença muito tardiamente, já com graves complicações crônicas, tem se recomendado o diagnósticoprecoce e o rastreamento da doença em várias situações.


Fatores de Risco:

Existem situações nas quais estão presentes fatores de risco para o Diabetes Mellitus, conforme apresentado a seguir:
 Idade maior ou igual a 45 anos:
 História Familiar de DM ( pais, filhos e irmãos):
 Sedentarismo:
 HDL-c baixos ou triglicerídeos elevados:
 Hipertensão arterial:
 Doença coronariana:
 DM...
tracking img