Projeto de um sistema

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto do Sistema SISPAP / Página 1

1. PROJETANDO O SISTEMA SISPAP
1.1 Introdução
O objetivo principal deste sistema é automatizar as operações de uma empresa comercial de pequeno porte, neste caso, denominada LIVRARIA e PAPELARIA XYZ, que é uma livraria e papelaria que compra produtos de seus fornecedores e revende diretamente ao consumidor, daí o nome SISPAP. As compras dos produtos dosfornecedores são realizadas a vista ou a prazo, sendo a forma de pagamento negociada diretamente com cada fornecedor. As entregas são feitas diretamente na loja. As vendas de produtos aos clientes são realizadas à vista, com cartão de crédito, ou a prazo, através de cheques pré-datados. A entrega das mercadorias aos clientes é imediata, sendo efetuada na própria loja, no ato da Venda.Resumidamente, o sistema armazena e fornece informações de apoio para a administração básica das seguintes operações deste empreendimento. • • • • • • Compra e Venda; Estoque; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário e; Resultado integrado das operações.

Ao estudar este sistema de papelaria, partimos do princípio de que o projeto de um sistema de informação computadorizado é um modelo conceitualda realidade(ver Figura 1). De um lado está o mundo real dos usuários do sistema, com seus dados, procedimentos, necessidades de informações, resistências a mudanças, etc. Do outro lado estão os arquivos de dados e os programas de computador, que armazenarão e processarão os dados dos usuários para fornecer-lhes as informações desejadas. O projeto de um sistema de informações pode serconsiderado, portanto, como um modelo conceitual da realidade do usuário para permitir a implementação do sistema aplicativo no computador.

Mundo real dos usuários

Projeto do sistema

Software para computador

Fig.: 1. Projeto do sistema visto como modelo conceitual

Sendo um modelo conceitual, o projeto de um sistema de informação é uma simplificação da realidade, ou seja, ele não será idênticoao mundo real do usuário ou ao software implementado no computador. Sua função é representar a realidade, através do DFD, diagrama ER, modelo de dados e especificação de módulos do sistema, de maneira que o sistema possa ser implementado no computador por uma equipe de analistas de sistemas e programadores e, se por ventura, o sistema precisar de modificações, estas serão feitas durante aimplementação do sistema. O importante nisso tudo é a elaboração do projeto, porque, com o tempo, percebe-se que um sistema nunca será tão simples quanto parece e que eventuais modificações no sistema sem um

2 / Universidade de Franca projeto previamente construído acabará por tomar mais tempo do que o necessário para a implementação desse sistema.

Projeto do Sistema SISPAP / Página 3

1.2.LEVANTAMENTO DE DADOS E REQUISITOS DO SISTEMA
1.2.1 Introdução
Para a obtenção de informações detalhadas, entrevistamos o gerente da empresa, que será o maior usuário das informações por ele geradas. Nesse trabalho procuramos conhecer o funcionamento atual das operações que serão automatizadas para poder definir os requisitos essenciais do nosso sistema. Mediante dados resultantes de anotações, foipossível constituir as definições de requisitos que o sistema deve ter: • Dados deveram ser armazenados e depois processados pelo sistema; • O sistema deve fornecer informações por meio de consultas e relatórios; Neste caso, o gerente não possuía muita experiência na utilização da informática como ferramenta para a administração de sua empresa, então achamos mais fácil iniciar o levantamento dedados solicitando que ele definisse as informações que desejava que fossem fornecidas pelo sistema. Com isso, consegui com que o gerente definisse as suas necessidades de informação. Tendo isso em mãos, relacionamos os dados que deveriam ser armazenados e processados para que o sistema possa gerá-las. Finalmente, em conjunto com o gerente, definimos os recursos ou processamentos especiais que...
tracking img