Diabetes Gestacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diabetes

Gestacional







RESUMO

O presente trabalho texto relata consideração sobre o desenvolvimento do diabete gestacional, informando a causa, os sintomas de como se inicia a doença e como tratar, que é tendo um controle nutricional adequado dentro das normalidades.
O texto apresenta também os riscos maternos e os riscos fetais. Uma mulherque adquire diabete mellitus pode até ter complicações crônicas, já o recém nascido macrossômiço alem de ter inúmeras complicações , os números de mortalidade em neonatos está cada vez maior, infelizmente.
Por isso a importância do acompanhamento médico na gestação, pois mesmo que a mulher não tenha glicose alta, ela pode desenvolver a doença somente na gestação e após o parto pode tantopermanecer com a doença ou não, é extremamente relativo.


ABSTRACT

This present text, refers on to consideration about ef the pregnancy diabetes, informating the cause, the symptions about how the disease initiated, and hou to treat, that wha having en a adequated nutrition controlo inside the normality.
The text also presents the risk maternal and fetal risks. A woman who acquires diabetesmellitus may even have chronic complications, since the newborn macrosomia besides having numerous complications, the mortality figures in neonates is increasing, unfortunately.
Hence the importance of medical care during pregnancy, since even if the woman does not have high glucose, it can only develop the disease during pregnancy and after childbirth can either stay with the disease or not, isextramente relative.



INTRODUÇÃO


O presente trabalho apresenta um estudo sobre diabetes gestacional. O DMG é tido como um estado de intolerância á glicose, de graus de intensidade, geralmente diagnosticada pela primeira vez na gravidez. Esta é uma enfermidade que se apresenta como um grande problema de saúde pública, visto que grande parte das complicações podem levar a óbitos maternos eperinatais. (Rev. Gaúcha Enfermag. Camila Aparecida et al ,2008).
O comportamento fetal decorrente do DMG provém primordialmente da hiperglicemia materna, que por difusão facilitada chega ao feto. Esta por sua vez, estimula a produção exagerada de insulina podendo desencadear o aumento do parto cesariano, traumas no canal de parto e distócia de ombro, a macrossomia, que são fetos grandes para idadegestacional, hiperglicemia, hiperbilirrubinemia e óbito fetal intra-uterino.( Rev. Gaúcha Enfermag. Camila Aparecida et al, 2008).
O diabetes mellitus gestacional é a complicação mais comum na gravidez. De acordo com o Estudo Brasileiro Gestacional ( EBDG), concluído em 1997, revelou que a prevalência do diabetes gestacional em mulheres com mais de 25 anos atendidas no SUS, é de 7,6% , 94%apresentando apenas tolerância diminuída a glicose e 6% hiperglicemia no nível de diabetes fora da gravidez.
Essa pesquisa foi motivada pelo desejo de conhecimento sobre o diabetes gestacional e procura identificar quais são os cuidados da enfermagem para com as gestantes portadoras de diabetes mellitus.
O objetivo deste trabalho é de esclarecer que o Diabetes Mellitus Gestacional pode sercontrolado e que suas complicações podem ser preveníveis através de monitoramento, dieta prescrita, atividade física, insulinoterapia. Esses comportamentos são atitudes de auto cuidado.
O profissional de enfermagem tem um papel importante neste processo, e este deve ser capacitado à fim de auxiliar no autocuidado, planejando e executando cuidados individualizados as gestantes com DMG. A facilidadeque o enfermeiro têm no conhecimento com a clientela devido ao contato profissional, possibilita informar e conscientizar a população quanto as medidas de promoção, prevenção e controle da saúde, incentivando exames periódicos de saúde para detectar precocemente as complicações com o diabetes.
Segundo Dorothea Orem (1995), há cinco métodos de ajuda aos enfermeiros na utilização para promover o...
tracking img