Dia da mulher

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1881 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Dia da Mulher - 8 de março
Por convenção, em 1975 a Organização das Nações Unidadas instituiu o Dia Internacional da Mulher a ser comemorado todo dia 8 de março, até então, não havia uma data certa para comemorar essa data tão importante, que dá a mulher uma posição digna diante da sociedade, com direitos e deveres iguais aos homens.
Mesmo apesar do seu reconhecimento internacional como mulher,mãe, executiva, chefe de família, líder, exemplo, entre outros adjetivos, em pleno século XXI ainda vemos mulheres sofrendo nas mãos de homens e regimes políticos ou religiosos que insistem em excluí-las da sociedade.
A esperança é que nas próximas décadas, novos eventos ocorram para que no dia 8 de março, todas as mulheres, sem exceção possam comemorar seu dia no mais completo significado dapalavra igualdade.
Como e por que o Dia Internacional da Mulher começou a ser organizado?

Desde o final do século XIX o movimento socialista, tendo a revolucionária Clara Zetkin à frente, veio tentando envolver as mulheres trabalhadoras na política, espaço até então hegemonizado pelos homens. Daí surgiu a luta pela libertação da mulher.

Também ganhava força mundialmente a luta das mulherespelo direito ao voto, principalmente nos EUA e na Europa. Esta luta foi então incorporada na pauta das mulheres socialistas, e em 28 de fevereiro de 1909 as americanas fizeram o primeiro dia da mulher, com grandes manifestações em várias cidades para reivindicar o voto feminino, organizado pelo partido socialista.

Em 1910, aconteceu na Dinamarca a II Conferência Internacional das MulheresTrabalhadoras, organizada pela II Internacional, onde Clara Zetkin propôs que as trabalhadoras de todo o mundo seguissem o exemplo das americanas e comemorassem o dia da mulher unificado sob o slogan “O voto para as mulheres vai unificar nossas forças na luta pelo socialismo”. 

Inicialmente, a proposta era que o dia da mulher fosse realizado no dia 19 de março, pela importância histórica da data parao proletariado alemão. Foi neste dia que, em 1848, o rei da Prússia cedeu diante do risco de um levante revolucionário, e entre as promessas que ele fez estava o voto feminino, que depois ele não manteve.

O primeiro dia internacional da mulher, em 19 de março de 1911, reuniu em toda a Europa cerca de 1 milhão de pessoas. A partir de 1913, a data foi transferida para o dia 8 de março. Seguiusendo realizado em diferentes países, em diferentes datas. Nos EUA a tradição era de comemoração no último domingo de fevereiro.

Até que em 1917, no dia 23 de fevereiro na Rússia, 8 de março no resto do mundo, em meio à miséria provocada pela guerra, as mulheres de Petrogrado fizeram uma grande manifestação. Algumas eram trabalhadoras, outras mulheres de soldados, e as principais palavras de ordemeram “Pão para nossos filhos” e “Tragam nossos maridos de volta das trincheiras”. Neste dia estourou a greve das costureiras e tecelãs de Petrogrado, mesmo sem o consentimento do comitê de tecelãos de Rayon.

E neste dia estourou a revolução, que depois ficou conhecida como Revolução de Fevereiro. Trotsky em A História da Revolução Russa disse que na véspera ninguém poderia imaginar que aqueledia da mulher inauguraria a revolução.

E por conta disso, em 1921, a Conferência das Mulheres Comunistas, da recém fundada 3ª internacional, realizada em Moscou, fixou como 8 de março o dia Internacional da Mulher.

As mulheres russas conquistaram mais direitos no início do século XX, do que as mulheres de muitos países capitalistas até a atualidade. Foi conquistado, entre outras coisas, odireito a votar e ser votada para os cargos públicos.

As primeiras medidas para as mulheres foram a abolição das leis que colocavam as mulheres em situação inferior aos homens, e a liberação das mulheres do trabalho doméstico, com criação de creches, lavanderias e restaurantes públicos. Assim elas puderam ter um amplo acesso à educação e ao trabalho.

A polêmica sobre a origem do 8 de março...
tracking img