Dhcp & ssh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11498 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de DHCP e SSH











DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)




Definição

O Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede, eliminando a necessidade de intervenção do administrador derede. O DHCP mantém um banco de dados central onde são armazenadas informações de computadores que estiveram/estão conectados na rede, prevenindo que dois computadores possam acidentalmente ser configurados com o mesmo endereço IP.

O DHCP está localizado na camada de aplicação no modelo OSI.

[pic]




Alocação de endereços utilizando DHCP

O DHCP suporta três mecanismos de alocação de IP:• - Alocação Manual

o Na alocação manual, o servidor DHCP é usado simplesmente como um mecanismo para entregar um pré-determinado endereço de IP e outras configurações opcionais para um host. Existe uma tabela de associação entre o endereço MAC do cliente e o endereço IP a ser fornecido. Essa associação é feita manualmente pelo administrador de rede; conseqüentemente, apenas osclientes cujo endereço MAC estão nesta lista poderão receber configurações desse servidor DHCP.

• - Alocação Automática

o Na alocação automática o cliente obtém um endereço IP de um pool de endereços possíveis, especificado pelo administrador da rede.

O endereço IP associado a um computador durante a alocação automática vem do mesmo pool dos endereços dinâmicos,mas, uma vez que o endereço IP foi associado a um host, este não pode retornar ao pool de endereços livres sem a intervenção do administrador da rede.

• - Alocação Dinâmica

o A alocação dinâmica é o único mecanismo que permite a reutilização dinâmica de endereços. O servidor DHCP seleciona um endereço IP através de um pool de endereços e associa a um determinado host por umtempo limitado de vida (lease of length). Uma vez que esse tempo de vida expire, é necessário que o host requisite um novo endereço ao servidor.

[pic]


O processo DHCP

DHCP utiliza quatro etapas para configurar um cliente DHCP. Nas duas primeiras etapas, o cliente envia uma mensagem de descoberta ao servidor DHCP, o servidor oferece um endereço IP ao cliente. Então o cliente verifica se oendereço é válido ao enviar um ARP (address resolution protocol) ao endereço IP oferecido. Se não existir resposta ao pedido de ARP, então o cliente envia ao servidor DHCP um pedido para aceitar o endereço IP e o DHCp toma conhecimento de sua alocação.


IP Lease Request

Na primeira vez em que o cliente é inicializado, é feito um pedido de lease de endereço IP através de umbroadcast de descoberta para todos os servidores DHCP. Como o cliente não possui endereço IP ou não sabe o endereço de um servidor DHCP, ele utiliza 0.0.0.0 como endereço de origem e 255.255.255.255 como endereço de destino. A mensagem de descoberta é enviada em uma mensagem DHCPDISCOVER. Nesta mensagem contém também o endereço MAC do cliente e o nome do computador, assim o servidor sabe quem estáfazendo o pedido. Ao enviar a mensagem DHCPDISCOVER o cliente determina um tempo de resposta, se ele não receber uma resposta do servidor DHCP neste tempo, a mensagem é reenviada.


IP Lease Offer

Todos os servidores DHCP que receberam o pedido, e que possuam uma configuração válida para o cliente, enviam um broadcast de oferta com as seguintes informações: o endereço MAC do cliente,o endereço IP oferecido, a máscara de sub-rede, o tempo de vida (length of lease) e o endereço IP do servidor DHCP que está oferecendo o IP. O broadcast é utilizado, pois o cliente ainda não possui um endereço IP. A oferta é enviada como uma mensagem DHCPOFFER. O servidor DHCP então, reserva aquele IP para que o mesmo não seja oferecido a outro cliente DHCP.


IP Lease Selection...
tracking img