dfhjjyjyjyjyjyhj

305 palavras 2 páginas
O Mundo de Sofia, conta uma historia de uma menina chamada Sofia Amundsen, que fala sobre um pouco da filosofia, ela começa a receber estranhas cartas e folhas de fichário de um estranho que lhe faz perguntas profundas e misteriosas como: De onde vem o mundo e Quem é você. Essas folhas de fichário parecem contar um pouco da historia da filosofia ocidental. Aos poucos, Sofia recebe pacotes e cartões com endereços de uma menina chamada Hilde Moller Knag da qual ela não tem a menor relação. O que as aulas de filosofia, Hilde Moller Knag e um major da ONU estacionado no Líbano tem a ver com Sofia?
O autor, Jostein Gaarder, é um norueguês e um estudioso de filosofia, teologia e literatura. Dedicou-se ao objetivo de ser uma ponte entre leigos e a filosofia. É um autor muito preocupado com o ensino de filosofia e seu impacto nas novas gerações. Estas, para ele, estavam muito distantes do ensino da filosofia como era feito pelos antigos gregos, dedicados à compreensão de seu lugar no mundo. O Mundo de Sofia é sua obra seminal, mas podemos destacar outros como O Dia do Curinga, Maya e O Castelo dos Pirineus.
Como uma obra de história de filosofia é uma obra fantástica. Ele não esqueceu de nenhum ponto, talvez eu tivesse outros autores interessantes como Thomas Morus, Montaigne e Proudhon, mas foi a escolha do autor e não podemos criticar. Em filosofia, às vezes temos mais interesse em alguns do que em outros. Gaarder tocou nos pontos principais de cada filósofo e não enrolou muito. É impossível abarcar todo o corpo constituinte da filosofia de um determinado autor; ele passaria mais de 2000 páginas fazendo isso e mesmo assim não conseguiria pegar tudo.

Relacionados