dfgfgh

288 palavras 2 páginas
Orlando Teruz
Sobre:
“Teruz é artista, alguém dotado de emoção que, através de sua arte, transmite essa emoção a outros.” José Roberto Teixeira Leite.
Orlando Rabello Teruz foi um pintor e professor brasileiro. Sua obra demonstra constância e estilo definido durante toda a carreira, facilmente reconhecível por sua técnica e em sua temática, que preferiu aprofundar a variar. Seus temas normalmente são populares, pintando a favela, cidades do interior, passistas de frevos e jovens moças de uma sensualidade que é marcante na obra de Orlando Teruz.
Teruz transporta para a pintura a alma brasileira, retratando com simplicidade as cenas populares e o pitoresco das situações cotidianas. Apesar de sua pintura estar carregada de atmosferas expressionistas e surrealistas, ele procede de acordo com a sua formação clássica. Sua pintura é um misto de preocupação com problemas sociais e um certo lirismo introspectivo. É pai dos artistas plásticos Rogério e Alexandre Teruz, e avô da artista plástica Luciana Teruz.

Importância para a divulgação da cultura brasileira:
Participa em 1951 e 1953 da 1ª e 2ª Bienais Internacionais de São Paulo. Trabalha como professor de pintura no Instituto de Belas Artes da Guanabara em meados de 1950. Seus trabalhos são expostos em diversas mostras individuais, tanto no Brasil quanto exterior, durante os anos 1960, passando também a interar importantes coleções de todo mundo, como as do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – Masp, do Museu Nacional de Belas Artes – MNBA e do Museu Hermitage, de São Petesburgo, Rússia. Na década de 1970, inicia com a família a formação de seu museu particular no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Na cidade em que nasceu, Rio de Janeiro, Teruz veio a falecer no dia 17 de agosto de 1984.

Relacionados