Dfgdfdf

2095 palavras 9 páginas
OPERAÇÕES COM MERCADORIAS

O objetivo econômico de uma empresa é a obtenção de lucros. Invariavelmente, as empresas os realizam através de uma operação comercial caracterizada pela compra e venda de mercadorias. Apurar o resultado com mercadorias e´, na prática, saber o lucro obtido numa operação de compra e venda.

EQUAÇÃO FUNDAMENTAL RCM = VL – CMV

Onde:
RCM = Receita Com Mercadorias
VL = Receita Líquida de Vendas
CMV = Custo das Mercadorias Vendidas

RECEITA DE VENDAS:

A Receita de vendas é o somatório de todas as vendas realizadas pela empresa no período considerado.

CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS:

Determinar o CMV, exige técnicas de apuração, uma vez que a empresa, ao comprar mercadorias de diversos fornecedores registra preços diferentes. São usados dois métodos para apuração: Inventário Periódico e Inventário Permanente

Na valorização dos custos pode-se ainda, quando se trata de Inventário Permanente, utilizar três alternativas:

RESULTADO COM MERCADORIAS

O resultado com mercadorias pode representar ganho ou perda para a empresa na medida em que a venda supere ou não o custo das mercadorias vendidas. Assim, haveria três situações possíveis numa operação:

V – CMV = L (Se V > CMV) V – CMV = P (Se V < CMV) V = CMV (Ponto de Equilíbrio)

IMPORTANTE: O resultado com mercadorias é o Resultado Bruto, uma vez que considera somente a influência dos custos, desprezando o efeito das despesas.

INVENTÁRIO PERIÓDICO

A maioria das empresas, por falta de estrutura ou mesmo interesse, avaliam seus estoques apenas no final de cada período, através de contagem física. O resultado do inventário é o estoque final e pode ser avaliado segundo o seu preço de custo ou de mercado, dos dois o menor.

O resultado com Mercadorias pode ser apurado por dois processos contábeis: Conta Mista de Mercadorias ou Conta de Mercadorias com “Função desdobrada”.

CONTA MISTA DE MERCADORIA: Por esse método

Relacionados