dffddsf

704 palavras 3 páginas
FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL– FACID LABORATORIO DE GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR CURSO: MEDICINA DISCIPLINA: GENÉTICA MÉDICA PROF(A) Ma DÉBORA ALENCAR

AULA PRÁTICA

Identificando os cromossomos e montando um idiograma do cariótipo

OBJETIVO: montar o idiograma utilizando fotografias de metáfases.

MATERIAL:
Tesoura;
Régua;
Cola.

PROCEDIMENTO: Siga as instruções de 1 a 11 para identificar os cromossomos. Em alguns casos você terá que medir com a régua para auxiliar a identificação, pois os cromossomos devem ser dispostos por ordem decrescente de tamanho. Recorte os cromossomos com a tesoura e organize-os sobre o gabarito. É preferível colar os cromossomos apenas no final, para evitar enganos. Ao recortar os cromossomos da folha de desenho deixe uma pequena margem dos lados, como foi sugerido no cromossomo 1. Cole cada cromossomo recortado no local correspondente ao seu numero, na folha de gabarito, fazendo o centrômero coincidir com a linha tracejada. A título de exemplo, um dos homólogos do par cromossômico 1 já foi aplicado no gabarito. Oriente cada cromossomo com o braço mais longo para baixo da linha tracejada.

1. Localize os três pares cromossômicos de maior tamanho, que constituem o grupo A. Os cromossomos dos pares 1 e 3 são do tipo metacêntrico (centrômero em posição aproximadamente central), e os do par 2 são submetacêntricos (centrômero um pouco deslocado para o centro. Oriente os cromossomos 1 e 3 com os braços que tem faixa cinzenta para baixo da linha tracejada.
2. Dos cromossomos restantes, identifique os dois pares de maior tamanho, que constituem o grupo B. São grandes pouco menores que o cromossomo 3, e submetacêntricos. O que tem uma faixa cinzenta na região do centrômero é o cromossomo 4.
3. Localize agora os pares de cromossomos 21 e 22, que constituem o grupo G. São os menores do conjunto e do tipo acrocêntrico (Centrômero localizado

Relacionados