deuteronmia

6969 palavras 28 páginas
Deuterostomados - Echinodemata, Hemichordata, Chordata A zoologia dos deuterostomados é composta por animais triploblásticos, ou seja, que contem três folhetos embrionários (endoderme, mesoderme, ectoderme). Nos protostomados o balstoporo da origem primeiramente a boca e depois ao ânus e o celoma surge diretamente do mesoderma e nos deuterostomados primeiro é formada o ânus e secundariamente é formada a boca partindo de outra extremidade do arquêntero, nesses animais o celoma surge durante a gastrulação por invaginação do mesoderma.
Echinodermata
Trata-se do maior grande grupo de invertebrados deuterostomados onde estão inclusos os ouriços e as estrelas do mar. Seus representantes são exclusivamente marinhos, são bentônicos e são relativamente grandes possuindo simetria radial pentâmera. Possuem um esqueleto interno constituído de ossículos calcários. O nome equinodermos se pelos animais terem a pele com espinhos ou tubérculos, a presentam sistemas de canais celomáticos e apêndices superficiais e estes compõem o sistema ambulacrário (ou hidrovascular) e em alguns animais pode ter a função de locomoção. A maioria é dioica, com fecundação externa, com tratos reprodutores simples.
O trato digestivo encontra-se suspenso em uma parte do celoma, não existindo um sistema excretor, As trocas são realizadas por estruturas que variam de um grupo para o outro.

Asterioida As estrelas-do-mar são bastante conhecidas e são facilmente encontradas no fundo dos mares ou sobre pedras, não de colocaração pálida não havendo nenhuma de coloração brilhante. Alimentam-se de animais vivos ou mortos, possuem alto grau de regeneração, na maioria dos casos a fecundação é externa com desenvolvimento direto.
Ophiuroida
É o maior grupo de equinodermos, encontrados em todos os ambientes marinhos principalmente no fundo mole. Apesar de sere muito parecidos com as estrelas-do-mar os ofiúros não possuem sulco ambulacrário e os pés ambulacrário participam

Relacionados