Deutcher Werkbund História do Design

539 palavras 3 páginas
Deutscher Werkbund
Uma das principais preocupações no sec XX, por parte de artistas, industriais alemães e arquitetos, foi o abismo existente entre artesãos, artistas e a indústria, isto provocado pela substituição da mão-de-obra durante a revolução industrial. Foi em Munique a 5 de outubro de 1907 que artistas, industriais, entre outros, fundaram o Deutscher Werkbund “Federação Alemã de Ofícios” Os seguidores do movimento não viam os produtos de forma simplesmente utilitária e revoltados com o ornamento e adição de elementos supérfluos do sec IXX propuseram a solução ao problema da decadência dos valores da arte na produção de escala industrial. Não com os mesmos fins de Arts & Crafts, o retorno à manufatura, nem se revoltando à indústria. O Deutcher propôs desenvolver a forma a tudo “Das almofadas do sofá ao urbanismo, do selo do correio aos arranha-céus” citado do arquiteto Hermann Muthesius, dos principais incentivadores do movimento. De entre os fundadores, o arquiteto Peter Behrens “Mister Werbund”, considerado o primeiro designer industrial.
A empresa de eletricidade AEG contratou Peter Behrens nesse mesmo ano para desenvolver a imagem corporativa, produtos, catálogos e os prédios da mesma marcando a primeira grande influência do Deutscher Werkbund. Marca também o início do design industrial moderno.
Contratado para distinguir a empresa AEG não só pela qualidade mas também pela estética dos seus produtos.
Behrens eliminou a decoração supérflua e criou carateres mais limpos a nível da parte gráfica
Ainda hoje o logótipo da AEG leva a assinatura de Peter Behrens. Os projetos da empresa com Behrens serviu de ensino para outros representantes principais da arquitetura: Le Corbusier, Mies van der Rohe e Walter Gropius.
Considerado um marco da arquitetura moderna e industrial, foi no célebre prédio da fábrica de turbinas da AEG que Behrens, no seu escritório desenhou ventiladores, motores, chaleiras, etc., privilegiando os aspetos técnicos e limitações

Relacionados

  • Arquitectura
    1780 palavras | 8 páginas
  • Texto estudo dirigido -o papel do design no pós guerra: o caso alemanha – japão – itália
    3374 palavras | 14 páginas
  • pesquisa
    28542 palavras | 115 páginas