Determinação simuntânea de Cobalto e Cromo

1590 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: ANALISES INSTRUMENTAL

DETERMINAÇÃO DA ABSORBÂNCIA MÁXIMA E CONSTRUÇÃO DA CURVA DE CALIBRAÇÃO DE Co (II) e Cr (III).

São Luís – Ma
2013

DETERMINAÇÃO DA ABSORBÂNCIA MÁXIMA E CONSTRUÇÃO DA CURVA DE CALIBRAÇÃO DE Co (II) e Cr (III).

Relatório apresentado a disciplina Análise Instrumental ministrada pela Professora Lídia Martins para obtenção de nota.

São Luís – Ma
2013
INTRODUÇÃO

A espectrofotometria é qualquer processo que utiliza a luz para medir as concentrações químicas. É uma análise em que uma fonte emite radiação ultravioleta do espectro; desta radiação seleciona-se o comprimento de onda de máxima absorção, em que a espécie em análise possui maior absortividade (VOGEL, 1992).
Quando um feixe de radiação monocromática incide sobre uma superfície homogênea, uma parte desta radiação é absorvida. A intensidade da radiação absorvida (A) depende do caminho óptico que a luz percorre dentro da solução (b), da concentração da espécie em solução (c) e da constante de absortividade molar desta espécie (ε). Isto é descrito pela Lei de Lambert-Beer A = ε.C.b.

Na espectrofotometria há a possibilidade de determinação simultânea de duas ou mais espécies diferentes de uma amostra, utilizando a Lei de Lambert-Beer. Para a análise ser realizada, é importante que não haja interação entre as espécies.
Quando existe mais de uma espécie absorvente em uma solução, o espectrofotômetro obtém o sinal da soma das absorbâncias de todas as espécies. Não é possível fazer a distinção de qual fração da absorbância é correspondente à determinada molécula. Se espécies diferentes possuem absortividades diferentes em comprimentos de onda diferentes e sabe-se quais os espectros que se assemelham aos compostos puros, é possível determinar matematicamente o espectro da mistura nos espectros

Relacionados