Determinação de pointo de fusão

1551 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMILATIEZA BARBOSA RIBEIRO
DANIELA SANTOS MACHADO
KÉLITA SANTOS SÚNIGA

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO.

Mogi das Cruzes, SP
2013
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMILATIEZA BARBOSA RIBEIRO
DANIELA SANTOS MACHADO
KÉLITA SANTOS SÚNIGA

DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO Relatório sobre ponto de fusão da aula pratica de química orgânica, onde seremos avaliados.

Professor orientador: Guilherme Costa Matsutani Marcos Vinicius de Oliveira

Mogi das Cruzes, SP
2013

RESUMO
Ponto de fusão é definido pela temperatura em que o solido passa para o estado liquido. Essa mudança de fase é denominada fusão. A energia cedida ao sistema durante a fusão (calor de fusão) é utilizada para romper as “ligações” intermoleculares que matem as moléculas organizadas no cristal, O processo inverso. Isto é, é a solidificação de um líquido, dá-se a mesma temperatura. Normalmente o ponto de fusão, é constituído por um intervalo de fusão, em que a temperatura inicial é aquela em que os primeiros cristais estão liquefeitos. Os sólidos puros, geralmente possuem um intervalo de fusão muito pequeno, ou seja, em torno de, no máximo 20C. Uma pequena quantidade de impurezas na amostra é suficiente para aumentar consideravelmente seu intervalo de fusão.

Todos os compostos sólidos cristalinos puros possuem um ponto de fusão bem definido que lhe caracteriza. Obviamente, é comum existirem compostos diferentes com pontos de fusão iguais.

O ponto de fusão pode ser utilizado tanto para identificar sólidos orgânicos comparando o seu valor numérico com dados de compostos conhecidos, quanto para definir a pureza desse composto, observando-se o intervalo de temperatura durante a fusão.

Palavras-chave: Ponto de fusão, ∞-naftol, Ácido benzoico.
Sumário

|1.

Relacionados

  • Curso de introdução as tecnicas de sensoriamento remoto
    18400 palavras | 74 páginas