Desvendando a cultura africana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO : “DESVENDANDO A CULTURA AFRICANA”

PÚBLICO: ALUNOS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1º AO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

MONITORIA: PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAJustificativa:
Levando em consideração a lei 10639/2003, bem como os conteúdos das DCN para a educação das Relações Ético-Raciais e os PCN de Pluralidade Cultural, percebemos a necessidade doaprofundamento de assuntos referente à cultura afro-brasileira e africana, já que o Brasil foi povoado por inúmeros grupos étnicos, e cada um deixou a sua marca na cultura brasileira, sendo da cultura africanaque mais herdamos.
Desse modo, diante da grandeza de costumes que nós brasileiros herdamos dos africanos temos o dever de buscar nossas raízes e veremos que pouco ou nada sabemos sobre esse continentee sua cultura e buscaremos desmistificar o preconceito ainda existente.

Objetivos
Geral:
Proporcionar uma reflexão crítica sobre a influência das raízes africanas na construção da sociedadebrasileira, identificando a riqueza da cultura afro-brasileira sob os mais diferentes aspectos, tais como a cultura, a religião, a culinária, a música, a dança, o esporte e a língua. Promovendo uma visãomais ampla e objetiva quanto a verdadeira História da áfrica e o percurso do povo africano ao território brasileiro incluindo as mais importantes referências que constituiram, em 2003, a lei nº 10.639que passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e cultura afro-brasileira.


Objetivos específicos:

• Identificar adiversidade da cultura brasileira sob a influência das raízes africanas na constituição do povo brasileiro;
• Levar os alunos a compreender e serem capazes de ensinar a respeitar a diversidade cultural,religiosa, artística e social que caracterizam a influência afro no Brasil;
• Discutir as relações étnicas, no Brasil visando a “democracia racial”;
• Promover um debate sobre crítico e reflexivo...
tracking img