Destinacao do lixo no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (679 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reaproveitando o usado: Do lixo para a industria

Compostar o lixo orgânico, incinerar o hospitalar, reciclar os orgânicos. A reciclagem entra devagar na rotina dos paulistanos, independente dacoleta seletiva municipal. Os catadores são o ponto de partida para a industria da reciclagem. Sem saberem, integram um ciclo econômico e ambiental. “Reciclagem não é apenas uma preocupação social, é umatécnica e deve ser viável economicamente”. O engenheiro Roberto de Campos Lindenberg é enfático quando diz que é essenciais uma ligação da reciclagem com a iniciativa privada e o mercado. O lixo valedinheiro para os recicladores.

A industria recicla desde que nasceu: o que sobra da fabricação de vidro, papel, plástico ou metal entra novamente no processo de produção. O desafio dos próximosanos é recuperar e reciclar estes matérias, depois de serem consumidos.

Luciana Leite de Miranda cita Ernesto Pilcher: “a reciclagem economiza energia, resolve um dos problemas do lixo, que é ovolume crescente nos aterros, e gera empregos. São preocupações econômicas e ecológicas, vantagens para as empresas”.

MIRANDA, Luciana Leite de. O que é lixo. São Paulo: Brasiliense. 1995. Página 57 –58. Total de páginas 84.

Classificação do lixo: Tanto a origem, quanto a composição do lixo, são elementos fundamentais para classifica-los. As várias fontes e os vários componentes do lixo podemser agrupados nas seguintes classes:

Lixo residencial – Também chamado lixo domestico, são todos resíduos nas atividades de casas, apartamentos e outros tipos de moradias, tais como: restos dealimentos, varreduras, plásticos, papeis, papeletas, vidros, panos, embalagens em geral, e outros.

Lixo comercial –Todo resíduo sólido produzido em estabelecimentos destinados ao comercio, em geral, emescritórios, bancos, cinemas, teatros e órgãos públicos. Os componentes mais usuais são: restos de copa e cozinha, lavagens com sabões e detergentes, papeis, papelões, madeira, plásticos, sacos,...
tracking img