Destilacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
técnicas de separação de misturas: Destilação Simples








Discente: Guilherme Luvisotto Montagnini
Disciplina/Semestre: Introdução ao Laboratório / 1º Semestre
Docente: Prof. Msc.Jaqueline Camisa
Prof. Esp. José Carlos de Andrade Abrahão




















LONDRINA – 2012
RESUMO
Para desenvolvimento deste experimento, foi destilado 50 ml deágua saturada com NaCl, para que se obtivesse a separação total dos elementos (H2O – NaCl). Após a realização do experimento, observou a total destilação da água restando no balão volumétrico apenas ocloreto de sódio.


1. INTRODUÇÃO

Destilação é um processo caracterizado por uma dupla mudança de estado físico, em que uma substância, inicialmente no estado líquido, é aquecida atéatingir a temperatura de ebulição, transformando-se em vapor, e novamente resfriada até que toda a massa retorne ao estado líquido.
O processo tem sido utilizado desde a antiguidade para apurificação de substâncias e fabricação de essências e óleos. No caso da chuva, a vaporização se dá não por ebulição, mas por evaporação a baixa temperatura. A maioria dos métodos utilizados durante oprocesso de purificação de misturas homogêneas baseia-se na destilação simples, que consiste na evaporação parcial da mistura líquida, a fim de separar seus componentes.
As substâncias maisvoláteis, isto é, com menor ponto de ebulição, vaporizam primeiro; ao passarem por um condensador, se liquefazem, sendo finalmente recolhidas em um tanque. Esse procedimento é válido para a purificação delíquidos com impurezas voláteis dissolvidas e para a separação de misturas cujos componentes apresentam pontos de ebulição bem diferenciados.
Quando os pontos de ebulição dos componentes de umamistura são muito próximos, a destilação simples não permite uma boa separação, sendo necessário repetir o processo várias vezes. Esse procedimento, denominado destilação fracionada, é muito...
tracking img