DESMOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES

1099 palavras 5 páginas
DESMOTIVAÇÃO PARA A PROFISSÃO DOCENTE DOS ALUNOS CONCLUINTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
Camilla Queiroz de Oliveira; Erik Albert Dantas Bráz; Maria Carolina Brita Silva; Suéllen Nascimento da Silva.

PALAVRAS-CHAVE: Desmotivação; Carreira docente; Pedagogia.

INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste em uma análise proposta pela disciplina Educação e Trabalho trazendo uma abordagem já existente em um projeto de pesquisa da Universidade Federal da Paraíba, de forma analítica e objetiva diante do tema “A expectativa em relação ao trabalho docente na visão de estudantes de cursos de licenciatura da UFPB/Campus João Pessoa: fatores intervenientes. Fase II”.
O objetivo dessa atividade é analisar e discutir em medidas as experiências na universidade, desmotivadoras para a profissão docente dos alunos concluintes de pedagogia da Universidade Federal da Paraíba.

METODOLOGIA
O trabalho apresenta-se de forma qualitativa e foi desenvolvido diante da vivência na disciplina de Educação e Trabalho, contando com o apoio de seus estudantes, bolsistas e voluntários engajados no projeto PROLICEM da Universidade Federal da Paraíba que cederam entrevistas com alunos matriculados do 1º ao 9º período do curso de Pedagogia. A partir disso, analisaram-se três respostas de estudantes concluintes, sendo um de cada turno e com bases nos textos de Acácia Z. Kuenker, Andrea Caldas (2009); Gisela Lobo B. P. Tartuce, Marina M. R. Nunes e Patricia Cristina Albieri Almeida (2010); E, Nancy Nonato de Lima Alves.

ANÁLISES E DISCUSSÕES
Relatou-se na entrevista de numero 1 (um) que a escolha da discente pelo curso foi após ingressar na área da educação, ou seja, sem experiência profissional, a partir do emprego que sentiu-se a necessidade de uma formação, começando em uma Universidade particular e depois transferindo-se para a Universidade Federal da Paraíba. Alegou que a escolha pelo curso foi por motivos de trabalho e não “por vocação”, Tartuce (2004) faz uma citação de Jesus que chama a atenção para o fato

Relacionados

  • O Amor e a Violência em Romeu e Julieta: Uma proposta de sequência didática sob a perspectiva do Letramento Crítico
    26987 palavras | 108 páginas
  • Didatica quimica
    83297 palavras | 334 páginas