Desmossomos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESMOSSOMOS
Os Desmossomos, também designados de Mácula de Adesão por alguns autores, são estruturas adesivas localizadas no domínio lateral das células, formados ao redor das caderinas, família deproteínas transmembranas Ca2+-dependentes composta por desmogleínas e desmocolinas, às quais estão ancorados os filamentos intermediários, sobretudo os filamentos de citoqueratina (encontradosprincipalmente no epitélio). A união entre as caderinas e esses componentes do citoesqueleto dá-se por intermédio de uma placa citoplasmática composta por proteínas chamadas placoglobinas e demoplaquinas (aúltima proteína citada é referida como obrigatória para a adesão). Os tonofilamentos atravessam todo o citoplasma, estendendo-se de um desmossomo a outro, ou de um desmossomo a um hemidesmossomopresente no domínio basal. Paralelamente, as moléculas de caderina presentes na membrana plasmática de uma célula ligam-se a caderinas idênticas de uma outra célula na vizinhança (ligação homofílica), nadependência da existência de Ca2+ no meio extracelular.

Essas interações entre caderinas de duas células e entre filamentos intermediários da mesma célula conferem resistência e rigidez à camadacelular. Alguns autores ainda citam a presença de filamentos de actina, que cruzam o citoplasma e se aderem ao feixe de filamentos intermediários das células adjacentes por intermédio dos desmossomos,adicionando às características já citadas a força elástica, tendo importância significativa nas camadas celulares expostas a constantes atritos, como é o caso da epiderme.
Juntamente com oshemidesmossomos e as junções aderentes, os desmossomos fazem parte do conjunto de moléculas responsáveis pela adesão entre células, epiteliais ou não, uma vez que, segundo a literatura, também estão presentes nosdiscos intercalares responsáveis pela união dos cardiócitos adjacentes, e nas meninges que revestem o encéfalo e a medula espinal na sua superfície externa. Além de promover a ligação mecânica e...
tracking img