Desinteira amebiana e doença de chagas

1145 palavras 5 páginas
Gustavo Corrêa

Desinteira Amebiana e Doença de Chagas

Escola Stella Maris
Porto Nacional – TO
2012
Gustavo Corrêa

Disenteria Amebiana e Doença de Chagas

Trabalho da disciplina Biologia, ministrado pela professora Rafaela, apresentando sobre o que é, sintomas, tratamento e prevenção, da Disenteria Amebiana e Doença de Chagas, pelo aluno da 2ª série do Ensino Médio Gustavo Corrêa.

Escola Stella Maris
Porto Nacional – TO
2012

Introdução:
Trabalho feito para mostrar sobre as doenças disenteria amebiana e doença de chagas, mostrando seu nomes científicos que não são bem conhecidos popularmente, como essas doenças são pegas, seus sintomas, formas de tratamento e as medidas preventivas que devem ser tomadas para que possa diminuir suas ocorrências no nosso meio, pois estas são causadoras de morte no mundo inteiro, e de difícil combate.

Disenteria Amebiana:
Causada pela Entamoeba Hysyolitica, e conhecida por disenteria amébica e amebíase, é uma forma de diarreia dos protozoários sarcodinos ou rizópodes (protista). É uma ameba típica, com movimentos por extensão de pseudópodes e capacidade fagocítica, que evoluiu para viver como parasita humano.
Os sintomas da disenteria amebiana são: diarréia sanguinolenta (sangue e muco), cólicas abdominais intensas, mal estar geral, febre, náuseas, vômito e raramente, delírios. Quando forma os abscessos no fígado, os sintomas são: tremores, suores, febre alta, fatiga e dores abdominais na zona do fígado.
A contaminação acontece pela ingestão de alimentos ou contato oral com objetos contaminados pelas pequeninas amebas. A origem de verduras e frutas deve ser verificada, pois o solo pode estar contaminado (fertilizados com fezes humanas, por exemplo).
O tratamento da disenteria amebiana é feito através de medicação específica. Quando atinge o fígado, pode ser necessário o procedimento cirúrgico.
A prevenção pode ser feita através de cuidados com a higiene pessoal, a limpeza do ambiente, saneamento

Relacionados

  • Parasitologia
    1073 palavras | 5 páginas