Desigualdades Sociais_Análise Social

2327 palavras 10 páginas
Análise Social
Ficha de leitura
“The Role of Family Communication and Television Viewing in the Development of Materialistic Values among Young Adults. A Review”, de Eric Vincent Bindah

Trabalho realizado por:
Ana Lopes, n.º8854
Lisandra Martins, n.º
Nelsy Semedo, n.º8984
TA2
Prof. Carlos Nuno | Ano lectivo 2014/2015 | 2º semestre
1. Introdução
Segundo Reimer e Rosengren (1990), existem pelo menos oito agentes principais de socialização nas sociedades modernas. Contudo, os agentes de socialização tradicionais incluem a família, grupo de pares, grupo de trabalho, igreja, a lei e a escola, que podem ser encontrados na maioria das sociedades. Estudos revelaram que as pessoas muitas vezes interagem com agentes de socialização e apreendem consciente e inconscientemente normas sociais, valores, crenças, atitudes e comportamentos apoiados por esses agentes (por exemplo, Kasser, 2002; Schor, 1999; Korten, 1999).
Com o crescimento da sociedade pós-moderna cada vez mais individualista e alienada, os agentes de socialização tornam-se mais poderosos (Croteau e Hoynes, 2000). O materialismo entre os jovens de hoje também tem recebido forte interesse entre os educadores, pais, activistas dos consumidores e reguladores do governo, por diversas razões (Korten, 1999).
Embora o materialismo tenha tido interesse para investigadores de consumo, surpreendentemente, no entanto, a crescente preocupação de os adolescentes se tornarem demasiado materialistas fez com que a investigação sobre esta área tenha prestado pouca atenção aos jovens adultos e ao seu desenvolvimento de valores materialistas. Por isso, o objectivo do autor é propor um modelo conceptual baseado principalmente na investigação científica e empírica existente para explicar o mecanismo responsável pelo desenvolvimento desses valores materialistas nos jovens adultos.

1.1 Objectivos do Estudo
1. Examinar o papel da comunicação na família em relação aos valores materialistas entre os jovens adultos.

Relacionados