Desigualdade e pessoa com deficiência

372 palavras 2 páginas
Pessoa com deficiência e desigualdade
A pessoa com deficiência é vista diferentemente das outras, sofre com o preconceito e são privadas de suas liberdades.
Isto porque a sociedade brasileira os encara como seres inferiores dos outros. Tudo isso sem contar as dificuldades enfrentadas para ter uma vida mais digna.
Ser portador de deficiência, muitas vezes significa conviver com desigualdade, preconceito, intolerância e dificuldade de desenvolver relações afetivas.
A maior parte das pessoas vê o deficiente sem capacidade para realizar algo e isto acaba os afastando de vagas do mercado de trabalho e até amizades.
Outro problema é a convivência com o despreparo e a intolerância dos que lidam com os serviços essenciais. Por exemplo: Muitos motoristas de ônibus, não tem paciência e não ajudam o deficiente a subir os degraus do coletivo. A maioria deles, conduzindo ônibus com acesso para cadeirantes, passa direto, quando avistam algum deficiente no ponto, simplesmente para não atrasar seu percurso. Não só adianta afirmar que a sociedade está despreparada. Tratá-las com desrespeito são formas de preconceito previsto na constituição do Brasil, assim como é direito da pessoa com deficiência estar incluídos na vida social, pois são produtivos e capazes.
Pode-se citar um bom exemplo para estas qualidades, são nos jogos paraolímpicos, onde eles participam de várias modalidades esportivas, como basquete, natação, dentre outros.
A desigualdade é desatada especialmente pela má distribuição de renda. Por esse fato existem jovens vulneráveis, sobre tudo na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais prescindíveis.
O povo mais antigo, não admitia a deficiência, provocando uma exclusão absoluta destas pessoas. As famílias chegavam mesmo á oculta-las do convívio com outros, banindo-as do mundo. No Brasil, não só famílias agem assim, como famosos também, que evita a exposição de filhos com deficiência, justificando com prevenção de assédio, quando na

Relacionados