Desigualdade, diversidade e violencia na sociedade brasileira a questao da pessoa com deficiencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

curso superior de serviço social



Jessica caetano











serviço social
fundamentos históricos,teóricos e metodológicosTexeira de Freitas

2013











jessica caetano



















Serviço social

fundamentos históricos, teóricos e metodológicos











Trabalho apresentado ao Curso Superior de Ciências Contábeis daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos H. T. e Metodológicos do Serviço Social.



Orientador: Prof. Adarly Rosana Moreira Goes.





















Texeira de Freitas

2009



SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO ................................................................................................4

2 – A ORIGEM DOSERVIÇO SOCIAL...............................................................6

3 – O SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL..................................................................6

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................12

4 – REFERÊNCIAS ...............................................................................................13INTRODUÇÃO



Entender o papel do serviço social no contexto histórico não é algo que se faz através de uma simples leitura superficial. Faz-se necessário pontuar historicamente o que se passava nos pais no âmbito político e econômico, analisando de maneira minuciosa todos os fatos ocorridos, os quais deram origem ao Serviço Social. Desta forma, apresentamos a seguiro movimento histórico do pais com o objetivo de nos inteiramos mais profundamente dos diferentes pensamentos e estratégias que permearam o pensamento e a ação profissional do serviço social em sua trajetória inicial até os dias atuais.



















A ORIGEM DO SERVIÇO SOCIAL



O capitalismo surge como um grande divisor na história das sociedades e dasrelações entre os homens. Para Marx o termo capital significa uma relação social, enquanto o capitalismo um determinado modo de produção, marcado não somente por uma troca monetária, mas principalmente, pela dominação do processo de produção pelo capital (relação social).

No final do século XVIII e ao longo da primeira metade do século XIX, surge, na Inglaterra, a Revolução Industrial, expandindo-sepor toda a Europa Ocidental, e atingindo, através dos processos migratórios, também nos Estados Unidos. Esse tempo é marcado por muitas invenções que revolucionaram as técnicas,os processo produtivos, mas também é o início do surgimento e ascensão do capitalismo industrial, que trouxe consigo uma revolução econômica e social sem precedentes.

Os trabalhadores eram tratados como propriedade daburguesia. Eram explorados de forma abusiva e o Estado que era subordinado a burguesia, alia-se a ela a fim de defender os interesses capitalistas dessa classe, impõe leis severas aos trabalhadores.

A instalação das industrias levou a população rural para as cidades; com a expectativa de uma melhoria de vida e situação financeira, os trabalhadores rurais migraram para as cidades onde seinstalaram as fábricas, surgindo assim um novo segmento de trabalhadores e junto com eles surge também uma série de situações desconfortáveis. Isto devido as condições subumanas a que estes trabalhadores eram expostos dentro e fora das fábricas. Os trabalhadores não dispunham de qualquer política de seguridade no trabalho, além da exigência a duras jornadas de trabalho. Fora do trabalho a situação não...
tracking img