Design e usabilidade de interface web

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A internet se tornou uma ferramenta essencial no cotidiano das pessoas, e tem ganhado cada vez mais espaço em nossas vidas com o decorrer dos anos. Nos dias atuais já é impossível se imaginar em um mundo que não haja internet, por esse motivo ela é considerada a maior ferramenta de marketing e negócios que já existiu. Todas as pessoas estarão conectadas a internet mais cedo oumais tarde. A tendência do mercado atual é que cada vez mais empresas invistam na usabilidade de suas paginas virtuais, empresas que tem uma pagina virtual de difícil navegação nos dias de hoje estão em desvantagem no mercado.
















2. APRESENTAÇÃO

A usabilidade na web é primordial em qualquer situação que haja necessidade de organização de informações, devendo serpensada de maneira a tornar a experiência do usuário o mais agradável possível, por isso ela dever ser trabalhada em conjunto com o design da pagina. Temos que tratar a usabilidade como um fator indispensável na hora de se montar um layout, a forma como as informações são dispostas para o usuário tem que ser muito bem planejada, pois uma interface de fácil navegação e bem organizada é primordialquando se trata de web nos dias de hoje. Existe uma série de definições sobre o tema, como por exemplo: “A usabilidade está diretamente ligada ao diálogo na interface. É a capacidade do software em permitir que o usuário alcance suas metas de interação com o sistema.” – Scapin (1993).
Segundo Jakob Nielsen usabilidade não é propriamente singular, unidimensional de uma interface com os usuários. Ausabilidade tem componentes múltiplos e é tradicionalmente associada a cinco atributos:
Ser fácil de aprender: o sistema deve ter simples aprendizado para que o usuário possa começar rapidamente a trabalhar.
Ser eficiente na utilização: o sistema deve ser eficiente para que assim o usuário aprenda como utilizá-lo, possa alcançar altos níveis de produtividade.
Ser fácil de ser recordado: o sistemadeve ser fácil de ser lembrado, para que o usuário possa voltar a utilizá-lo depois de algum período inativo, sem ter que aprender tudo novamente.
Ter poucos erros: a taxa de erros do sistema deve ser baixa, para que os usuários cometam poucas falhas durante a utilização e mesmo que cometam erros, consigam facilmente considerar o que foi perdido. Erros incorrigíveis não devem ocorrer.
Sersubjetivamente agradável: o sistema deve ser agradável de ser usado, para que os usuários fiquem satisfeitos ao utilizá-lo. Eles devem gostar dele.

Quando discutimos sobre a questão da usabilidade no uso de uma interface web percebemos que esse tema tem ganhado cada vez mais força quando se trata do webdesign. Nielsen cita que no webdesign, e no design de uma forma geral, há dois componentes quesempre estão em diálogo: o ideal artístico de expressão e o ideal funcionalista de resolver um problema e fazer com que as coisas funcionem. O autor então considera que, mais do que fazer um website esteticamente agradável, a função do webdesign é, sobretudo organizar a informação e fazer com que a experiência do usuários seja potencializada ao máximo. Há aí uma tensão entre a percepção estética e afuncionalidade. Uma discussão antiga do design que não foi iniciada com a web.
O webdesign é um termo amplo que abrange diferentes áreas de conhecimento, mas descreve a maneira em que o conteúdo de um site é apresentado na internet, em uma composição de textos imagens e outros elementos gráficos.
A presença de profissionais especializados em diferentes disciplinas está cada vez maior nos diasatuais. Cada área de conhecimento trabalha diferentes partes do sistema que, desenvolvidas separadamente, contribuem para o aperfeiçoamento de um todo, melhorando a qualidade do produto final.
A metodologia aplicada ao desenvolvimento de projetos centrados nos usuários implica a junção de conhecimentos pertencentes a diferentes áreas. Douglas Van Duyne, James Landay e Jason Hong publicaram em...
tracking img