desfdfds

525 palavras 3 páginas
Abaporu: Nome do tupi, que significa "homem que come gente". Tarsila deu esta obra ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico. O Movimento consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Operários: pintura retrata o momento da industrialização brasileira, principalmente, a paulistana. Com Getúlio Vargas, o País passou a se industrializar a classe operária começou a surgir. O quadro mostra a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo. Embora as pessoas estejam em primeiro plano e todas tenham traços diferentes, não é fácil diferenciá-las. Elas parecem todas iguais, representando, portanto, um sistema que massifica o cidadão.

A Cuca: Esta obra além de uma representação de um personagem de folclore brasileiro, a obra também recebeu a seguinte descrição de Tarsila “um bicho esquisito, no meio do mato, com um sapo, um tatu e outro bicho inventado”.

O Mamoeiro: Esta obra mostra o início da ocupação dos morros das grandes cidades. Mostrando a vida simples, o dia a dia das pessoas ( roupas no varal), vizinhas que se visitam, mãe com filhos. É importante refletir sobre a mudança de hábitos das pessoas a partir da grande concentração de pessoas que hoje habitam os morros. Frutas e plantas tropicais são estilizadas geometricamente. Esta obra fez parte da fase pau Brasil que era uma fase dotada de cores e temas nacionais.

Paisagem com Touro: Uma obra da fase Pau-Brasil, a obra representou o tema tropical com um touro casas que aparentam ser uma vila e muita fauna e flora ao fundo.

A Negra: Essa negra de seios grandes fez parte da infância de Tarsila pois seu pai foi um grande fazendeiro e as negras geralmente filhas de escravos eram as amas-secas espécie de babá para as crianças.

Relacionados