Desenvolvimento motor x psicomotor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
R C
DESENVOLVIMENTO MOTOR X PSICOMOTOR

DESENVOLVIMENTO MOTOR
O desenvolvimento motor envolve a mudança no comportamento motor, e está normalmente relacionado a idade do indivíduo. Neste desenvolvimento, inclui-se mudanças tanto na postura quanto no movimento, que são os dois aspectos básicos do comportamento motor.
Por anos a fio,os fisioterapeutas atribuíram muitas das mudanças que vemosno comportamento motor a mudanças que ocorrem no sistema nervoso central (SNC). Pensava-se que as mudanças do desenvolvimento nas habilidades motoras refletiam a maturação do SNC. Recentemente, entretanto, começamos a perceber que o sistema nervoso não é a única estrutura que determina as mudanças do desenvolvimento. Mudanças em outros sistemas do corpo, como as do sistema musculoesquelético ecardiorrespiratório, também influenciam o desenvolvimento motor.
Naturalmente, o ambiente no qual vivemos exerce uma influência muito forte e sistemática no desenvolvimento motor. Por conseguinte, as causas do desenvolvimento motor são muitas. Cada sistema, tanto um sistema do corpo quanto um sistema ambiental específico, interage de um modo complexo e fascinante para realizar mudanças nocomportamento motor conforme envelhecemos.
As mudanças que ocorrem no desenvolvimento motor dos bebês são realmente notáveis. Ao nascer, o bebê é totalmente dependente, mas no primeiro ano a criança adquire um impressionante grau de independência física. Ela muda da impotência para a competência em atividades motoras amplas, como sentar, engatinhar e levantar-se, e em habilidades motoras finas, queincluem a manipulação de vários tipos de objetos.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR
Desenvolvimento psicomotor está relacionado não somente com o movimento, mas também com a mente. Chamado também de psicomotrocidade, é a ciência do corpo e da mente. Ao vermos o corpo em movimento, percebemos a ação dos braços, pernas e músculos gerada pela ação da mente, por isso é necessário, educar o movimento pelamente.
A psicomotricidade está relacionada às implicações psicológicas do movimento e da atividade corporal na relação do organismo com o meio em que se desenvolve. Na psicomotricidade há certos componentes maturativos e certos componentes relacionais, que tem a ver com o fato de que através do seu movimento e de suas ações, a criança entra em contato com pessoas e objetos com os quais serelaciona de forma construtiva. É ao mesmo tempo, fonte de conhecimento e expressão dos conhecimentos que já se tem, meio de gerar vivências e emoções através da relação e expressão de vivências e emoções na relação.
A meta do desenvolvimento psicomotor é o controle do próprio corpo até ser capaz de extrair todas as possibilidades de ação e expressão que sejam possíveis a cada um. Este desenvolvimentoenvolve um componente externo ou práxico, mas também um componente interno ou simbólico.
  A criança recém-nascida e de algumas semanas, não controla seu corpo, tem movimentos incontrolados e não-coordenados: sua cabeça cai para os lados quando não está presa ou apoiada, é incapaz de manter-se sentada, etc. Ao final da primeira infância, o quadro é notavelmente diferente: seus movimentos sãovoluntários e coordenados, controla a posição de seu corpo e dos segmentos corporais mais importantes (braços, pernas, tronco) e é capaz de andar e correr.
Já no segundo semestre do segundo ano, há um processo de progressivo domínio de controle corporal, regido pelas Leis Céfalo-caudal e pela Lei Próximo-distal.
- | Lei Céfalo-caudal: as partes do corpo que estão mais próximas da cabeça sãocontroladas antes, sendo que o controle estende-se posteriormente para baixo. A criança mantém sua cabeça ereta antes do tronco. |
- | Lei Próximo-distal: as partes que estão mais próximas do eixo corporal são controladas antes que as que se encontram mais afastadas. A articulação do ombro é controlada antes da articulação do cotovelo. |
A psicomotricidade integra várias técnicas trabalhando todas as...
tracking img