Desenvolvimento integrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Sustentável

A busca pelo Desenvolvimento é inerente ao ser humano e consequentemente às nações. Entretanto o próprio conceito de desenvolvimento tem sofrido alterações ao longo da história. Neste contexto, o presente artigo expõe algumas das contribuições dadas por diferentes pensadores ao longo da história, sobre o conceito de desenvolvimento, que inclusive, mais recentemente,incorporou o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Dessa forma o artigo pretende, por meio de uma revisão bibliográfica, fomentar a reflexão sobre o Desenvolvimento sustentável, suas vantagens e seus problemas.

Os resultados alcançados com a implantação do modelo de desenvolvimento vigente, baseado na optimização dos lucros, na industrialização como única via de desenvolvimento, no usoindiscriminado dos recursos naturais, no crescimento económico como factor antecedente ao desenvolvimento, propiciaram a emergência de novas formas de pensar o desenvolvimento, procurando atender ou mesmo explicar, a questões até então negligenciadas, tais como: a distribuição desigual das riquezas; o agravamento da pobreza e exclusão social; a precarização das relações de trabalho; e o esgotamentodos recursos naturais. É nesse contexto que surge e intensifica-se o conceito de Desenvolvimento Sustentável, a partir da década de 1980, (Brasileiro, 2006, p.88).

A Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CMMAD) da ONU, através do Relatório Brundtland (1991), conceituou desenvolvimento sustentável como o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometera capacidade das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.”

Entretanto, o conceito assim posto acaba por reduzir, por minimizar, uma série de questões que devem ser analisadas quanto a um verdadeiro estágio de desenvolvimento, a curto e longo prazo, como, por exemplo, o atendimento presente de uma série de necessidades e disparidades observadas por todo o globo.

ParaFernandes (2003), o conceito de desenvolvimento sustentável, como hoje é apresentado à sociedade, acaba por obscurecer aquele que deveria ser o verdadeiro foco do debate actual em todos os aspectos e não apenas no ambiental, a saber, as diferenças, entre grupos sociais e entre nações, causadas pela actual forma de organização social de produção, ou seja, o actual sistema económico de mercado.Lima (2003) contribui com tal visão ao apontar que não há sustentabilidade possível sem a incorporação das desigualdades sociais e políticas e de valores éticos de respeito à vida e às diferenças culturais.

Fernandes (2003) analisa o presente debate sobre a busca pelo desenvolvimento sustentável como uma forma de legitimação e manutenção do poder pelos países dominantes, uma vez que o discursoprevê a necessidade de controlo e manutenção do meio ambiente sem apontar que no presente a grande massa de países do globo apresenta preponderância de baixas rendas, níveis inaceitáveis de acesso à saúde, baixos níveis de escolaridade e baixas quantidades diárias de consumo per capita de proteínas.

Dessa forma faz-se necessário reflectir sobre a possibilidade futura de atendimento dasnecessidades da sociedade se hoje ela não acontece de forma igualitária.

Retomando Fernandes (2003), a autora analisa que a preocupação central da política ambiental, sob a égide do conceito de desenvolvimento sustentável, tem sido a de assegurar a gestão internacional dos principais ecossistemas, com o objectivo de garantir a durabilidade e disponibilidade de importantes estoques de recursos naturaisfuncionais ao desenvolvimento económico, para assegurar àqueles povos que são privilegiados em seu desenvolvimento social, a manutenção de seus níveis de desenvolvimento e consumo. Assim, sob a óptica da autora, a busca pelo desenvolvimento sustentável, como hoje é trabalhada, trata então de uma forma de monitorar, gerir e controlar os estoques de recursos naturais, elaboradas e implementadas a...
tracking img