DESENVOLVIMENTO INICIAL DO SISTESMA CARDIOVASCULAR

2112 palavras 9 páginas
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Sumário
1 DESENVOLVIMENTO INICIAL DO SISTESMA CARDIOVASCULAR..........1
2 O SISTEMA CARDIOVASCULAR
3 DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CORAÇÃO
4 A CIRCULAÇÃO PRIMITIVA
5 DESENVOLVIMENTO FINAL DO CORAÇÃO
6 DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA LINFÁTICO
7 SISTEMA LINFÁTICO
8 ANATOMIA DO SISTEMA LINFÁTICO
8.1 Linfonodos
9 CONCLUSÃO
10 REFERÊNCIAS

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO SISTESMA CARDIOVASCULAR
Os vasos sanguíneos surgem inicialmente nos anexos embrionários (saco vitelino, alantoide e córion) e logo depois no embrião. Dentro do mesênquima vão surgindo as ilhotas sanguíneas. Os vasos e tubos primitivos vão se unindo até formarem o chamado sistema cardiovascular primitivo. No fim da terceira semana o coração já em estágio de formação se une aos vasos sanguíneos do embrião e dos anexos embrionários. Ainda nesta semana surgem as células sanguíneas primitivas que são derivadas principalmente das células endoteliais dos vasos sanguíneos do saco vitelino e da alantoide.

O SISTEMA CARDIOVASCULAR
O sistema cardiovascular é o primeiro a entrar em funcionamento no embrião, permitindo que o sangue comece a circular no final da terceira semana. Esse desenvolvimento rápido é necessário porque o embrião em ligeiro crescimento precisa de um método eficiente de aquisição de oxigênio e nutrientes, e de excreção de dióxido de carbono e outros produtos.
DESENVOLVIMENTO INICIAL DO CORAÇÃO
O primeiro sinal do coração aparece no fim da terceira semana na área cardiogênica. Um par de cordões endoteliais denominados cordões angioblásticos aparece e logo sofre canalização para formar os tubos endocárdicos. Estes tubos aproximam-se um do outro e se fundem, formando um único tubo cardíaco.
Três pares de veias drenam o coração tubular do embrião de quatro semanas: (1) as veias vitelinas, pelas quais retorna o sangue do saco vitelino; (2) as veias umbilicais, que trazem sangue oxigenado do córion (parte embrionária da placenta); e (3) as veias cardinais

Relacionados

  • Anatomia
    32386 palavras | 130 páginas