Desenvolvimento infantil de 0 a 1 ano de idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS DE 0 A 1 ANO DE IDADE

Para Jean Piaget considera que a criança tenta compreender o seu mundo através de um relacionamento ativo com as pessoas e objetos. A partir dos encontros com acontecimentos, a criança vai se aproximar do objetivo ideal que é o raciocínio abstrato. Piaget estimulou o interesse pelos estágios maturacionais do desenvolvimentoe pela importância da cognição para muitos aspectos do funcionamento psicológico, tendo atuado como uma contra força construtiva à idéia de que as crenças, pensamentos e modos de uma criança abordar problemas são basicamente o resultado daquilo que se lhe ensine diretamente. Piaget acredita assim que os objetivos do desenvolvimento incluem a habilidade para raciocinar de modo abstrato, parapensar sobre situações hipotéticas de modo lógico e para organizar regras, por ele designadas operações, em estruturas de nível superior mais complexo.
Na idade de 0 a 24meses a criança se encontra na fase de desenvolvimento sensório- motor.
 Neste estádio a criança desenvolve a sua motricidade e os seus mecanismo sensorias, ou seja, ela desenvolve os mecanismos locomotores ( gatinhar e andar) ede preensão que lhe permitiram explorar o meio em que se encontra, ao mesmo tempo que desenvolve a visão, a audição, o tato etc.

    Este estádio ao contrário do que se poderia pensar é de extrema importância para o desenvolvimento intelectual futuro, porque quanto mais estimulada for a criança, mais possibilidades ela terá de se desenvolver intelectualmente.

    Ao nascer a criança dispõemde um conjunto de reflexos, sendo a sucção um deles. O reflexo existe, porém só se revela na presença do estímulo que o consolida e exige o seu funcionamento. Quando a criança alcança o seio da mãe, o reflexo da sucção obtém seu estímulo adequado. Mais tarde, levará todo o tipo de objetos à boca ( generalização do reflexo). 
    Com cerca de 6 meses o bebê já é capaz de procurar os objetosescondidos. Com um ano de idade a criança experimenta ativamente novos comportamentos. Tendo atirado um boneco que tinha na mão, ao chão, a criança repete várias vezes e em várias posições esse mesmo comportamento para verificar e feito obtido.

    
    Este estádio indica o contacto da criança com o mundo e o início da sua exploração. A criança adquire um conhecimento prático do mundo que a rodeia. Estádios Psicanalíticos de desenvolvimento segundo Freud

 À semelhança de Piaget, Freud também era da opinião de que a criança atravessa estágios. Mas os estágios psicanalíticos não se referem à qualidade do raciocínio e, sim, ás zonas corporais mais altamente catequizadas, aos lugares do corpo onde são encontradas as fontes primárias de prazer. 

    Durante a infância, a área ao redorda boca e as atividades da alimentação são catequizadas de energia e o bebê experimenta um grande prazer com a atividade oral. Daí o nome estágio oral. 

Já para René Spitz utilizando como quadro de referência a relação mãe criança fala-nos da existência de três estádios no desenvolvimento, durante o período infantil. Para tal utiliza como pontos de referência o aparecimento de comportamentosespecíficos na criança, que ele chama de “indicadores” os quais revelam a existência de “organizadores do psiquismo”.

O estádio não objetal
( 0 aos 2 meses )
para definir este estádio, Spitz utiliza o termo de “não diferenciação”. O recém-nascido ainda não está organizado em domínios, tais como a percepção a acuidade e o funcionamento; o ambiente não é percebido, a noção de interior/ exteriornão existe, as partes do corpo não são percebidas como diferentes, não há separações entre pulsões e objetos dessas pulsões. Uma vez que ignora o mundo que a rodeia a criança não consegue reconhecer o objeto libidinal. Todos os seus afetos são também indiferenciados. A mãe nesta fase torna-se fonte de quietude face a estímulos de origem interna e externa, quando estes ultrapassam certo limite e a...
tracking img