Desenvolvimento humano: respeito e cidadania

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2817 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Título do Projeto:

Desenvolvimento Humano: Respeito e Cidadania

2 Público alvo:

Comunidade escolar

3 Instituição de Prática de Estágio:

E.M.E.F.”João Casella




4 Município/ Estado:

Potirendaba/SP




5 Responsável legal pela Instituição de Prática de Estágio( Diretor ou Presidente):

Diretora: Maria Ângela Camerão-RG- 9.707.581




6 Período de Prática:

01/03/2012 à 27/04/2012




7 Caracterização da Realidade:

A E.M.E.F.” João Casella” atende crianças do 1º ano formado basicamente por alunos da zona rural e alguns que tomam medicação controlada,quatro salas de 4ºanos e quatro salas de 5º anos totalizando nove salas no período da manhã. À tarde atende os três salasde 1º anos, cinco salas de 2º anos e quatro salas de 3º anos, totalizando doze salas. Esses alunos são oriundos do centro da cidade e bairros adjacentes.

O nível social, econômico e cultural é médio-baixo. Há pouco contato com livros e informática, ficando a escola responsável de formar hábitos de estudos em uma grande parcela da clientela.

A Prefeitura Municipal fornecematerial escolar, uniforme e material didático (Apostila Aprende Brasil do Grupo Positivo) à todos os alunos gratuitamente.

O corpo docente da escola possui curso superior e nove deles pertencem à rede estadual de ensino e os demais à rede municipal.

Os funcionários são efetivos pela Prefeitura Municipal e a maioria completou o ensino médio.

A escola é mantida pelo poderpúblico municipal sob o Decreto Municipal nº 1590 de 23/04/1999 à qual passou a designar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Casella”, mas está sob a jurisdição da Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto- SP.

A instalação física se divide em dois andares e é composta com doze salas de aulas comuns (para diferentes séries/anos), mobiliadas com carteiras individuais para osalunos, armários, mesas para os professores e ventiladores de teto; uma sala de informática equipada com trinta e dois computadores, uma lousa digital e ar condicionado; uma sala de data-show com data-show instalado, um computador, trinta cadeiras almofadadas e ar condicionado; uma sala de recursos para atendimento especializado; uma biblioteca equipada com cadeiras e mesas novas, estantespróprias e seu acervo, embora de boa qualidade, precisa ser ampliado e atualizado; três salas de reforço e recuperação; uma sala de estudos para os professores com computador e mesa grande cm dez cadeiras; uma sala para os professores descansarem com frigobar, mesa, sofá, ar condicionado e sanitário masculino e feminino; uma sala de coordenação; uma sala de direção com sanitário e ar condicionado; umasecretaria; uma recepção; uma cozinha; um almoxarifado; um pátio coberto com cantina, tanque para escovação dos dentes e bebedouro; uma quadra poliesportiva com cobertura; um estacionamento para carros na parte frontal da escola; um banheiro feminino com cinco sanitários, sendo um adaptado para deficientes físicos e com chuveiro e um banheiro masculino com dois sanitários, uma cuba para xixi, umsanitário adaptado para deficientes físicos e um chuveiro.

Os recursos técnicos são: dois bibliotecários (um por período), dois monitores de informática (um por período), um professor de Atendimento Educacional Especializado com horário semanal diversificado e um coordenador pedagógico. Esses profissionais trabalham para que os alunos do 1º ao 5º ano recebam uma educação de qualidade.A escola trabalha com Projetos de Leitura com o objetivo de formar leitores e escritores competentes. Os alunos vão à biblioteca uma vez por semana onde realizam leituras e escolhem um livro para levar para casa. Trabalha também com Projetos sobre Meio Ambiente (reciclagem, arborização, saneamento básico) e Projeto Aniversariantes, onde é oferecida uma festa bimestral a todos os...
tracking img