desenvolvimento embrionario

Páginas: 49 (12176 palavras) Publicado: 17 de julho de 2014
1 INTRODUÇÃO


O crescimento populacional junto com o aumento da demanda de alimentos no mundo e a procura por alimentos mais saudáveis favoreceu o desenvolvimento da piscicultura que vem se expandindo, favorecendo a expansão econômica de países subdesenvolvimento como o Brasil. A aquicultura só começou a expandir a partir do período em que técnicas de reprodução de peixes em cativeiroevoluíram e estabilizaram, e com isso permitiu ampliar a síntese seminal, adiantar, prolongar, restringir o período reprodutivo ou e até mesmo sincronizar a reprodução de matrizes, resultando em um aumento da produção.
Recentemente existem distantes opções para induzir a reprodução de peixes, sendo elas naturalmente ou artificialmente e a maioria das técnicas consiste na aplicação desubstâncias que irão desencadear estímulos na hipófise desses animais, como é o caso de análogos de GnRH, inibidores de dopamina, domperidona, e metoclopramida. Há ainda as gonadotropinas, macerado de hipófises desidratadas e gonadotropina coriônica humana que atuam em nível gonadal (ANDRADE & YASUI, 2003). Embora haja distintas técnicas de manipulação hormonal empregada atualmente com sucesso, algunsproblemas têm sido demonstrados e acompanhados, como o desenvolvimento gonadal não estar avançado e a necessidades de múltiplas aplicações para atingir o sucesso na reprodução. Procedimentos de indução hormonal empregando hormônios sintéticos têm como finalidade manipular a espermiação e maturação ovocitária minimizando o manejo e o estresse do animal, diminuindo o tempo de maturação e ovulação,e consequentemente as perdas devido à mortalidade pré-ovulação. Os pontos negativos podem estar associados com a redução da capacidade de realizar a espermatogênese e a espermiação dos machos, ausência de vitelogênese e maturação final dos ovócitos em fêmeas, podendo levar a uma perca na síntese de sêmen e ovócitos e também pode ter baixa qualidade dos gametas (MURGAS e et al, 2009).
Olambari do rabo amarelo (Astyanax bimaculatus ) é uma espécie nativa do Brasil, pertencente à família Characidae, e subfamília Tetragonopterinae.. A espécie de pequeno porte tem acelerado desenvolvimento, capacidade de se adequar-se aos tipos de alimentação industrializada e mudanças térmicas, o lambari oferece amplo potencial para piscicultura. Também proporciona um excelente mercado promissor comopetisco, como isca viva para pesca esportiva ou ainda industrializada, na forma de conserva. O lambari é dono de algumas peculiaridades cobiçáveis, como alta prolificidade, facilidade para obtenção de alevinos, crescimento precoce, atingindo peso comercial em aproximadamente em três meses. No entanto, tentar controlar a desova do lambari em cativeiro torna-se uma tarefa difícil, opiscicultor pode obter taxas de sobrevivência insignificantes, e há carência de informações científicas sobre a biologia desta espécie e principalmente dados sobre a reprodução. Contudo a espécie tem sua atividade reprodutiva intercaladas na primavera e/ou verão prejudicando sua produção ao longo do ano. Devido sua importância no ecossistema, sua capacidade de adaptação e características propiciapara o mercado promissor dentro da piscicultura, a espécie Astyanax bimaculatus (lambari do rabo amarelo) foi escolhido como elemento chave para desenvolver está pesquisa para obter conhecimentos e sobre seu comportamento reprodutivo e informações sobre as técnicas reprodutivas mais eficientes para esta espécie, além disso, buscar informações para possibilitar maior produção.
Assim, o principalobjetivo deste trabalho foi comparar diferentes hormônios na reprodução do lambari do rabo amarelo (Astyanax altiparanae) em condições comerciais por meio de experimentação cientifica.
O experimento foi realizado no laboratório da Piscicultura Aquaminas, nos mês de janeiro de 2014. Foram utilizados 270 exemplares de lambari (Astyanax bimaculatus), sendo utilizados para o experimento 20 machos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento Embrionário
  • Desenvolvimento Embrionário
  • Desenvolvimento Embrionário
  • Desenvolvimento embrionario
  • Desenvolvimento embrionario
  • Desenvolvimento embrionário
  • Desenvolvimento embrionario
  • desenvolvimento embrionario

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!