Desenvolvimento embrionario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O seguinte trabalho acadêmico ter como finalidade apresentar o desenvolvimento embrionário e fetal. Que passam por processos de espermatogênese nos homens, com fases de multiplicação, de crescimento, de maturação e ao final ocorre a espermiogenese que converte as espermátides em espermatozóides. Enquanto nas mulheres ocorre a ovogênese, passando também pela multiplicação, crescimento ematuração para posteriormente acontecer à fecundação, que é a junção entre os gametas masculinos e femininos.
Após a fecundação, O zigoto inicia vários processos de divisão celular (Mitose), originando o embrião Com o desenvolvimento do embrião, inicia-se a formação de estruturas e tecidos que irão formar os órgãos e sistemas nos indivíduos. O tipo de desenvolvimento embrionário varia de acordocom o grupo animal, e isto depende muito do tipo de ovo, o que determina o tipo de segmentação ou clivagem que este sofre. Os ovos dos animais estão divididos de acordo com a quantidade e distribuição de vitelo, sendo eles: Oligolécitos; Mesolécitos, Heterolécitos ou Telolécitos incompletos; Megalécitos ou Telolécitos; e Centrolécitos.
A célula-ovo ou zigoto entra logo em segmentação ou clivagem ecomeça a formar os blastômeros (células embrionárias indiferenciadas). Inicialmente, eles são dois, logo a seguir 4, 8, 16, 31, 64... Até formar um maciço celular, que por sua semelhança com a amora recebeu o nome de latino de mórula.
Depois de sucessivas clivagens inicia-se as fases do desenvolvimento embrionário, que é dividida em Mórula, Blástula, Gástrula e Nêurula.
No desenvolvimento dofeto a cada semana ele ganha formas diferentes. É no terceiro mês que começa a ganhar um aspecto definitivamente humano, e aí por diante desenvolve-se até estar pronto para nascer.
Durante todo o seu processo de desenvolvimento, o embrião dos faz-se acompanhar de uma série de anexos que, juntamente com ele, formam-se também da segmentação do ovo, mas que não farão parte do seu corpo após onascimento ou eclosão. São eles os anexos principais: Versícula vitelina, tem função de armazenar substâncias nutritivas para o embrião durante o seu desenvolvimento. Mas, nos mamíferos, isso não é necessário, por isso ela se atrofia gradativamente, até o quase completo desaparecimento; Âmnio ou bolsa amniótica, esta bolsa acumula gradativamente um líquido claro chamado líquido amniótico, no qual ficamergulhado o embrião. É um anexo de proteção que impede não só a infecção do organismo em formação por micróbios provenientes do meio externo, como atenua qualquer traumatismo que, atingindo o ventre materno, pudesse alcançar o embrião; Córion é uma membrana delgada com as seguintes funções: proteção térmica, proteção contra a entrada de microorganismos patogênicos, e juntamente com o alantóideauxilia nas trocas gasosas; Alantóide é um grupo de células que começa a proliferar, formando uma pequena bolsa que cresce gradualmente e vai se insinuando entre as células do pedúnculo embrionário; a placenta tem por função transportar gases, imunização e hormonal para o feto e; o cordão umbilical atua como estrutura de comunicação entre o embrião e a placenta.

Palavras- Chaves: Gametogênese.Fecundação. Embrião. Desenvolvimento.





















SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 6
2. GAMETOGÊNESE 7
2.2 A ESPERMATOGÊNESE 7
2.2.1 Fase de proliferação ou de multiplicação 7
2.2.2 Fase de crescimento 8
2.2.3 Fase de maturação 8
2.2.4 Espermiogênese 8
2.3. A OVOGÊNESE 8
2.3.1 Fase de multiplicação ou de proliferação 9
2.3.2 Fase de crescimento 9
2.3.3 Fase de maturação9
3. FECUNDAÇÃO 10
4. EMBRIOLOGIA 11
4.1 TIPOS DE OVOS 12
4.1.1 Oligolécitos 12
4.1.2 Mesolécitos, Heterolécitos ou Telolécitos incompletos: 12
4.1.3 Megalécitos ou Telolécitos: 12
4.1.4 Centrolécitos: 12
4.2 SEGMENTAÇÃO 13
4.2.1 Segmentação total Igual 13
4.2.2 Segmentação total Desigual 13
4.2.3 Segmentação parcial Discoidal 14
4.2.4 Segmentação parcial superficial 14
4.3 FASES...
tracking img