Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



O presente trabalho fala do Desenvolvimento Econômico da China, uma das civilizações mais antigas do mundo, a importância de se ter uma economia aberta.A China passou a ser a segunda economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, portanto, possui uma daseconomias que mais cresce atualmente. A China faz parte da Sigla BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), os principais países emergentes no mundo de hoje, tornou-se um dos países mais importantes docomércio internacional. Os líderes chineses compreenderam que a política de abertura era a única maneira de desenvolver a economia e salvar o regime político; mas o Estado tem poder de monopólio nasáreas bancária, (iniciaram uma reforma do sistema que possibilitou o desenvolvimento do mercado acionário chinês), correio, telecomunicações, imprensa e televisão.

Existe um controlegovernamental dos salários e regras trabalhistas; com estas medidas as empresas chinesas têm um custo reduzido com mão de obra (os salários são baixos), fazendo dos produtos chineses os mais baratos do mundo.Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país; abertura da economia para a entrada do capital internacional; instalação de filiais no país, buscando baixos custos deprodução, mão de obra abundante e mercado consumidor amplo.

A China é um dos maiores importadores mundiais de matéria- prima. Embora apresente todos estes dados de crescimento econômico a China enfrentaalgumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo.



Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre osque recebem uma das menores remunerações do mundo, contudo, o crescimento chinês apresenta um ritmo alucinante podendo transformar este país, nas próximas décadas, na maior economia do mundo....
tracking img