Desenvolvimento economico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

No presente trabalho irei falar do crescimento e desenvolvimento económico, conceitos, noção, suas diferenças.
Não é possível falar do crescimento e desenvolvimento económico sem antes falar da economia porque para que uma economia cresça e se desenvolva precisa de ser um objecto de estudo e análise.
São vários os economistas que se dedicaram ao estudo do crescimento edesenvolvimento económico dos países e regiões por se tratar de fenómenos que interessam e dizem respeito ao bem-estar das populações.

Crescimento e Desenvolvimento Económico

1.1 Objectivos
Analisar, caracterizar e definir o crescimento e desenvolvimento Económico.
1.2 Objectivos específicos
Perceber e fazer a distinção entre crescimento e desenvolvimento Económico.
1.3 Metodologia
Para aexecução do presente trabalho recorri ao método de consulta bibliográfica.
2. Conceito de Economia, Desenvolvimento e Crescimento Económico
2.1 Definição economia:
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços, ela estuda as formas de comportamento humano resultante da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis parasatisfaze-las.
A ciência económica esta sempre analisando os principais problemas económico: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir e ela esta dividida nesse estudo em Macroeconomia e Macroeconomia.
2.2 Conceito de crescimento económico
A forma mais clássica e tradicional de medir o Crescimento Económico de um pais é medir o crescimento do seu ProdutoInterno Bruto-PIB. Quando se quer fazer comparações internacionais o mais eficaz é o método da paridade do poder de compra. E convém distinguir crescimento económico de desenvolvimento económico: enquanto o primeiro se refere ao PIB, o desenvolvimento económico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar de uma nação, com os níveis de Educação, Saúde, entre outrosindicadores de bem-estar.
2.3 Definição de crescimento económico:
Crescimento Económico representa a expansão do PIB de pais. Dito de outro modo, o crescimento económico ocorre quando a fronteira de possibilidades de produção (FFP) de um país se desloca para fora. E um conceito estreitamente relacionado com este é o de taxa de crescimento do produto per capita que determina a taxa a que cresce o nível devida de um país.

2.4 Factores que influenciam o crescimento económico de um pais:
- Recursos Humanos (oferta de trabalho, educação, disciplina, motivação)
- Recursos Naturais (terra, minerais, combustível, qualidade ambiental)
- Formação de capital (maquinas, fabricas, estradas,)
- Tecnologia (ciência, engenharia, gestão, iniciativa empresarial).
3. Teorias de crescimento Económico.Existem várias teorias de crescimento económico: a corrente clássica de (Adam Simth, David Ricardo, Thomas Malthus), a corrente Keynesiana ( Damodar-Harrod, Kaldor), a corrente neo-clássica (solow), crescimento endógeno (Lucas e Romer), entre outras mais recentes.
a) A corrente Clássica.
A corrente clássica do séc. XVIII e XIX defendia um limite máximo ao crescimento, imposto pelos limites daterra arravel. Thomas Malthus defendia que o crescimento das nações se assemelhava as tribos: cresciam em população até um ponto onde se tornava insustentável ( por não haver comida, espaço roupa, para todos) onde a guerra, doênça ou emigração diminuíam a população começando novamente o aumento da população. David Ricardo defendia que a terra arável apresentava rendimentos marginais decrescentesdevido ao desgaste dos nutrientes e esse factor limitava o crescimento das nações ate um ponto de ‘steady state”.
b) A corrente Keynesiana.
Ilustrada pelo modelo de crescimento de Damodar-Harrod, baseia-se na ideia que há uma relação direita entre o nível de investimentos (em capital físico, ou formação bruta de capital fixo) poupança de um pais e o ritmo de crescimento de seu PIB. Este...
tracking img