Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

SILAS DA SILVA ROSA

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL



ITAPURANGA
2012
SILAS DA SILVA ROSA

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão do semestre Desenvolvimento Econômico Local, do Curso Bacharelado em Administração da Universidade Norte do Paraná, Pólo de Itapuranga.

ITAPURANGA
2012“... a administração municipal brasileira encontra-se diante de uma potencialidade de ações de desenvolvimento econômico ainda não exploradas na medida em que estas têm sido consideradas como funções e competência do Estado e da União. Atuando mais na área de políticas de uso do solo, os Municípios não têm conseguido integrar política urbana e desenvolvimento econômico (sendo que) as definiçõespresentes na Constituição de 1988 – votada sob influência de idéias municipalistas e de descentralização – necessitam ganhar uma dinâmica própria e se materializar em projetos e arranjos institucionais específicos no interior do Executivo (já que) os municípios não têm se assumido enquanto um agente de desenvolvimento econômico”
(COELHO, 1994, p.24).
PROPOSTA DA ATIVIDADE

1 - No início do texto aautora afirma que “O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais, ocorridas a partir da década de 1970 influenciaram nas discussões sobre os rumos dos processos de desenvolvimento no mundo e no Brasil.” Com base nesta afirmação e utilizando outras informações apontadas no texto, explique a questão da letra (a) que está logo a seguir:

a) Explique que é areestruturação capitalista e a crise dos Estados nacionais?
Após o fim de décadas seguidas de expressivo crescimento econômico nos países centrais, e um crescimento não tão expressivo nos países subdesenvolvidos, a emergência da crise levou a profundas reestruturações que atingiram os Estados Nacionais (com o declínio do Welfare State e ascensão do neoliberalismo) e os setores econômicos (com oaumento do poder do capital privado que age livremente em escala global). No Brasil, os impactos dessa crise levaram a escalada do desemprego e a geração de processos excludentes a partir da adoção de formas de relação entre capital e trabalho que levam à precarização da condição do segundo – como a flexibilização dos contratos de trabalho, o aumento do emprego informal, da terceirização, entreoutras – que foram disseminadas, piorando o quadro de pobreza e exclusão, principalmente nas regiões metropolitanas do país, quadro agravado pela ideologia de ¨Estado mínimo¨.

b) Utilizando o artigo indicado e outras fontes de consultas de sua escolha, identifique quais são as políticas brasileiras para o desenvolvimento local.
No Brasil há diversas experiências em curso deestratégias de desenvolvimento local, em um cenário de experimentalismo difuso, provavelmente sem grandes conexões entre si, conforme afirmam pesquisadores do Instituto Pólis. As práticas de desenvolvimento local assumem variadas dimensões e significados, com a implementação de diversas políticas como as de economia solidária, dos arranjos produtivos locais, dos sistemas locais de inovação, dodesenvolvimento local integrado e sustentável (DLIS), dentre outras, ora sendo visto como uma nova política social, ora como um novo paradigma econômico.

c) Faça uma pesquisa de campo (visite a prefeitura de sua cidade, órgãos não governamentais, secretarias de desenvolvimento etc.) para descobrir as ações empregadas em sua região para a promoção do desenvolvimento econômico local.
Na realidade, várias“propostas” têm sido veiculadas em nossa cidade como o marco e diferencial de uma gestão planejada, com vistas ao desenvolvimento local e regional. Por se tratar de uma região onde o setor de confecção têm se expandido, uma das ações que está sendo desenvolvida é a instalação de empresas no parque industrial da cidade. O governo municipal doará o terreno específico para a construção dos...
tracking img