Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Desenvolvimento econômico local...........................................................4
2.1.1 A reestruturação capitalista e a crise dos estadosnacionais.........................5
2.1.2 As políticas brasileiras de apoio ao desenvolvimento econômico local.........7
2.2 Quais as Ações Empregadas em Ubá para a Promoção do Desenvolvimento Econômico Local....................................................................................................... 20
2.3 OpiniõesDivergentes...................................................................................... 22

3. CONCLUSÃO 25
4. REFERÊNCIAS 26
ANEXO 1 27
INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a partir de pesquisas realizadas, as características e a importância do “Desenvolvimento Econômico Local”.
Apresentou-se quando e como tudo começou, onde se pode verificar o que vem a ser reestruturação capitalistae os motivos da crise dos estados nacionais.
Abordamos as políticas brasileiras de apoio ao desenvolvimento local e as propostas inovadoras sobre o tema elaboradas pelo instituto cidadania.
Foi realizada uma pesquisa de campo com a finalidade de descobrir as ações empregadas para a promoção do desenvolvimento econômico e local da cidade Ubá, localizada na Zona da Mata,Minas Gerais.
As características do processo de desenvolvimento local é a participação dos atores locais, na formulação de estratégias, na tomada de decisões econômicas e na sua implementação. É na verdade, um processo de desenvolvimento econômico baseado na autonomia dos agentes locais.
No decorrer do estudo pode-se observar a importância da economia e do estado quevem trazendo em nosso cotidiano principalmente nos aspectos relacionados à economia e a sociedade no processo de reestruturação.





DESENVOLVIMENTO


1 desenvolvimento econômico local



O desenvolvimento econômico teve início no começo dos anos de 1970, quando as responsabilidades que eram de instancias superiores passaram a ser dos municípios, isso, em resposta aoentendimento dos governos municipais de que os negócios e o capital se deslocavam de um lugar para outro de acordo com as vantagens concorrenciais.
Estudando as bases econômicas, as comunidades compreenderam as oportunidades para aumentar o crescimento e atrair mais investimentos e identificar os obstáculos que impediam o crescimento.
Através do desenvolvimento econômicolocal conseguimos melhorar a perspectiva econômica e a qualidade de vida de uma determinada região, aumentando a condição de crescimento regional e gerando empregos.
Com a prática do desenvolvimento local, a comunidade consegue alcançar o sucesso através das suas habilidades e adaptação as mudanças que ocorrem diariamente. A partir da elaboração do plano de desenvolvimento é possível melhorar oambiente para investimentos, aumentar a produtividade e a competitividades dos negócios locais.

O desenvolvimento econômico local pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local. Nas últimas décadas, por causa das transformações na economia mundial, do aprofundamento dos processos de democratização nos países europeus e da redemocratização nos paíseslatino-americanos, a instância local de poder emergiu como tema, caracterizando um saber que converge na análise de relações concretas, socialmente construídas e territorialmente localizadas.
( Vitte, Claudete, 2006)


O processo de desenvolvimento é criado a partir da participação de setores públicos – o governo municipal é responsável por criar ambientes...
tracking img