Desenvolvimento eco bairro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO ECO BAIRRO

Diego Marcelo Dias Bonfim
Diocleciano Godoi Rocha
Gil Pereira Lacera
Rafael Antônio Capelari Rosa
Wilton Marques Duarte
Tatiana F. Soares

RESUMO
A falta de infraestrutura urbana e planejamento que possibilite o desenvolvimento sem arrasar o verde da cidade é a força criadora de monótonas paisagens. Propor a criação de um eco bairro é o fato norteador destetrabalho e a área em estudo é o bairro São Raimundo na cidade de Barra do Bugres – Mato Grosso. Por meio de questionários, mapas e fotografias identificaram-se os principais problemas do bairro. Assim o estudo da sustentabilidade trouxe à vida urbana a oportunidade de um bem estar à população.
Palavras-chaves: Eco bairro, Sustentabilidade, Barra do Bugres.

1. INTRODUÇÃO
Trabalhar, estudar,caminhar ou pedalar, em fim, viver em um ambiente propício ao desenvolvimento da qualidade de vida leva o ser humano a pensar e desenvolver métodos e estratégias que melhor o conduz ao fim desejado.
O despertar por uma comunidade melhor resultou neste trabalho, com intuito de visar à transformação de um bairro com problemas de estrutura urbana em um local agradável e que desperte interesse eintegração da população como agente determinante da política de bairro sustentável, portanto, foi proposta a criação de uma eco comunidade urbana.
Por meio de uma pesquisa complexa, buscou-se entender os fatos que transformam exclusivamente a área em estudo, mais especificamente o bairro São Raimundo na cidade de Barra do Bugres, Mato Grosso. O uso de questionários, mapas e fotografias, revelou arealidade socioeconômica e física do bairro. Este método proporciona oportunidade de conhecer e buscar soluções para o problema exposto. Sendo assim foi possível aventurar-se pelo caminho que leva a uma sustentabilidade, usando recursos que transformaram o bairro em um local mais ecológico.

2. IDENTIFICAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

2.1 Origem e formação

A cidade de Barra do Bugres é pertencenteao estado de Mato Grosso, mais especificamente localizado a 150 km da capital Cuiabá. Sua localização exata é 15°04’21” de latitude sul e a 57°10’52” de longitude oeste, com uma altitude de 171 m em relação ao nível do mar. Sua área abrange 7.186,78 Km², com uma população, segundo o IBGE (2007), de 32.479 habitantes até o ano de 2007.
Está situado no encontro do rio Bugres e o rio Paraguai, onde oprimeiro deságua nas águas do segundo rio, por isso tomando o nome de “barra”.
Segundo fontes do IBGE (2007), a origem de Barra do Bugres está intimamente ligada com a cidade de Cáceres, que teve seu início relacionado com as várias penetrações na região executava pelas primeiras bandeiras, subindo o rio Paraguai até suas cabeceiras e posteriormente, a fundação de Vila Maria, que desencadeoutodo o povoamento do restante da capitania de Mato Grosso e Cuiabá.
Mas ao contrário de Cáceres, que teve um crescimento frenético graças ao 4º Governador da Capitania de Mato Grosso e Cuiabá, Capitão General Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres, Barra do Bugres ficou isolada, sem qualquer tipo de vantagem econômica causada pelas estradas pioneiras como a de Vila Bela da SantíssimaTrindade.
Foi no ano de 1878 que os pioneiros que formariam os fundamentos da atual cidade de Barra do Bugres chegariam. Pedro Torquato Leite Rocha chegou com sua família e ergueu na região um rancho, onde cultivou produtos de subsistência e explorou o local em busca de poaia, obtendo resultados positivos. Mais tarde, mais exploradores foram aparecendo. Outras preciosidades foram encontradas na região,como madeira de lei, borracha nativa, diamante e ouro.
Em pouco tempo surgiu um pequeno povoamento sendo que este não demorou a adensar em um conjunto urbano.
Em 1943, de acordo com Ramos, o vilarejo se emancipou como município de Barra do Bugres, sendo desmembrado dos municípios de Diamantino, Cáceres e Rosário Oeste. O primeiro prefeito foi o professor Alfredo José da Silva.
Ramos também...
tracking img