Desenvolvimento do adolescente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Estágio 5: Identidade versus difusão de papéis. O senso da identidade a ser alcançado nesta fase, carrega consigo um domínio dos problemas da infância e uma genuína prontidão para enfrentar, com igual potencial, os desafios do mundo adulto. Assim, o senso de identidade requer a subordinação das identificações da infância a identificações novamente selecionadas e a insegurança devida aoressurgimento de conflitos e confusões anteriores.

2) Moratória social é o período onde o adolescente pode aguardar enquanto se prepara para exercer os papéis adultos. É o período de autonomia e independência através de trabalho produtivo, onde aparecem dificuldades pelos adolescentes em virtude das “identidades autoformuladas” apresentadas pela democracia industrial. Se reconhece a impossibilidadedo jovem de decidir sua identidade profissional o que mais o perturba, pois se sente incapaz de assumir um papel que lhe é imposto pela inexorável padronização da adolescência. Essa mudança traz possibilidades de se compreender a adolescência não apenas em função de conflitos individuais e biológicos, mas através da constatação da influência do social na formação da identidade do Ego, pois quandopressente que o meio tenta privá-lo do desenvolvimento de uma identidade confiante em si mesmo, com possibilidades de oportunidades, de escolhas e de auto-realização, o adolescente retrai-se em estados inacessíveis e de rebeldia.

3)
I- Busca de si e da identidade: A identidade, “consciência que o indivíduo tem de si como um ser no mundo”, é construída ao longo da vida e tem especialimportância na adolescência. As transformações progressivas do corpo e do esquema corporal levam o adolescente a adotar sucessivos modos de conduta em diferentes situações, que constituem variações circunstanciais, transitórias e ocasionais da identidade adolescente. O conceito de identidade engloba vínculos de integração espacial, temporal e social. O vínculo de integração espacial está relacionadocom a representação que o indivíduo tem de seu corpo com características que o tornam único. O vínculo de integração temporal corresponderia à capacidade do indivíduo de se recordar no passado e de se imaginar no futuro, sentindo-se o mesmo ao longo de sua vida. O vínculo de integração social se inscreve nas relações com figuras significativas em sua trajetória existencial. Na busca de suaidentidade, o adolescente recorre a situações que se apresentam as mais favoráveis no momento. Uma delas, é “a uniformidade”, o processo de identificação em massa, que explica o “fenômeno grupal”. Maurício Knobel enfatiza que, na proporção em que o adolescente vai aceitando simultaneamente os seus aspectos de criança e adulto, começa a surgir a nova identidade.
II- A Tendência grupal: Maurício Knobelassinala que a busca de uniformidade é um comportamento defensivo que proporciona segurança e estima pessoal. O fenômeno grupal adquire uma importância extraordinária na adolescência, porque o indivíduo transfere para os pares parte da dependência que mantinha com a família. Assim, a dependência do adolescente aos valores do grupo é escravizante. Precisa de aplausos, julgando-se sempre conforme asua aceitação exterior. Ele não pode perceber ainda que a busca da aprovação dos outros é a busca de sua própria aprovação. No início da adolescência, a turma é formada por companheiros do mesmo sexo, mas, na medida em que amadurecem, assumindo sua condição sexual, sentem-se mais livres para aproximar dos adolescentes do sexo oposto. A turma constitui uma transição necessária no mundo externo parase alcançar a individuação adulta.
III- Necessidade de intelectualizar e fantasiar: A necessidade de fantasiar e intelectualizar se intensificam e dominam o pensamento do adolescente, como mecanismos de defesa frente as situações de perda . A vivência dos lutos outorgam um sentimento de depressão e fracasso frente a realidade externa. É na adolescência, que nascem os escritores e poetas,...
tracking img