Desenvolvimento agil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Ágil

Agilidade

Segundo Jacobson, uma equipe ágil é aquela que rápida e capaz de responder apropriadamente a mudanças. Mudanças tem muito a ver com desenvolvimento de software. Suporte para mudanças deve ser incorporado em tudo o que fazemos em software. Uma equipe ágil reconhece que o software é desenvolvido por indivíduos trabalhando em equipes e que as habilidades dessaspessoas, suas capacidades em colaborar estão no cerne do sucesso do projeto.

A agilidade consiste em algo mais que uma resposta a mudança. Abrange uma filosofia proposta no manifesto Ágil. Incentiva a estruturação e as atitudes em equipe, com comunicação mais fácil. Enfatiza a entrega rápida do software operacional e diminui a importância dos artefatos intermediários. Assume o cliente, comoparte da equipe de desenvolvimento e trabalha para eliminar a atitude de “ nós e eles”, que continua a invadir muitos projetos de software. Reconhece que o planejamento em um mundo incerto tem seus limites e que o plano de projeto deve ser flexível.

Processo Ágil - Princípios da agilidade (Agile Alliance)
Os fatores humanos são muito importantes nesta abordagem visto que o processo deve seamoldar as necessidades das pessoas e equipe, e não o caminho inverso. Os traços chave entre as pessoas de uma equipe ágil e a equipe em si são: Competência, foco em comum, colaboração, habilidade na tomada de decisão, habilidade de solução de problemas confusos, confiança mútua e respeito e auto-organização.

1- A mais alta prioridade é a satisfação do cliente, por meio da liberação mais rápidae contínua de software de valor.
2- Receba bem as mudanças de requisitos, mesmo em estágios tardios do desenvolvimento. Processos ágeis devem admitir mudanças que trazem vantagens competitivas para o cliente.
3- Libere software freqüentemente (em intervalos de 2 semanas até meses), dando preferência para uma escala de tempo mais curta.
4- Mantenha pessoas ligadas ao negócio (clientes) edesenvolvedores trabalhando juntos a maior parte do tempo do projeto.
5- Construa projetos com indivíduos motivados, dê a eles o ambiente e suporte que precisam e confie neles para ter o trabalho realizado.
6- O método mais eficiente e efetivo para repassar informação entre uma equipe de desenvolvimento é pela comunicação face-a-face.
7- Software funcionando é a principal medida de progresso de umprojeto de software
8- Processos ágeis promovem desenvolvimento sustentado. Assim, patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter conversação pacífica indefinidamente.
9- A atenção contínua para a excelência técnica e um bom projeto (design) aprimoram a agilidade.
10- Simplicidade - a arte de maximizar a quantidade de trabalho não feito – é essencial, devendo ser assumidaem todos os aspectos do projeto.
11-As melhores arquiteturas, requisitos e projetos emergem de equipes auto-organizadas.
12- Em intervalos regulares, as equipes devem refletir sobre como se tornarem mais efetivas, e então refinarem e ajustarem seu comportamento de acordo.

Nem todo modelo de processo ágil aplica esses 12 princípios atribuindo-lhes pesos iguais, e alguns modelos preferemignorar a importância de um ou mais desses princípios.

Ainda existe alguns debates quanto a metodologia tradicional e a metodologia ágil, porém, é preciso sempre refletir qual a melhor a ser aplicada dependendo do contexto. Não há respostas absolutas,pois existem vários modelos (tanto no tradicional) no modelo ágil, cada um com uma abordagem sutilmente diferente a respeito do problema da agilidade.Em cada modelo existe um conjunto de ideias( ou tarefas de trabalho) que representam um afastamento da engenharia de software tradicional. E ainda, muitos conceitos ágeis são apenas adaptações de bons conceitos da engenharia de software. Por isso, pode-se ganhar muito considerando o que há de melhor nas duas escolas e praticamente nada denegrindo uma ou outra abordagem.

Responda as seguintes...
tracking img