Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TECNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Desenho Técnico



Desenho Técnico

O projeto arquitetônico pode ser entendido como sendo o elemento de registro-gráfico e comunicação das características da obra pretendida, contribuindo para a sua real materialização. Dessa forma, arquitetura pode ser encarada como arte ou ciência que tem por finalidade a criação de espaços para uso como residência,comércio, artes etc., levando-se em conta critérios como funcionalidade, conforto e estética. Respeitando normas, materiais e técnicas utilizados para criar o espaço. O projeto arquitetônico deve ser constituído por algumas representações: Planta de situação,  Planta de locação,  Planta de cobertura,  Planta baixa,  Cortes(transversal e longitudinal),  Fachadas,  Detalhes técnicos Perspectivas  Entre outros.


Desenho Técnico

PLANTA DE LOCAÇÃO

Desenho Técnico

Legislação Municipal Meio Ambiente Recuos Obrigatórios Obrigação de deveres de Preservação

Ilustração de uma planta de locação. (fonte: MONTENEGRO)

Desenho Técnico

PLANTA DE COBERTURA
É a representação gráfica do projeto arquitetônico que indica os detalhes da cobertura de uma construção, popularmentechamada de água. Nesse tipo de desenho,por se tratar de uma vista superior, estarão representados as inclinações da cobertura,quantidade de “águas”, material empregado, localização da caixa d'água, calha etc.

Ilustração de uma planta de situação. (fonte: ALBERNAZ, 2000, p. 481)

Desenho Técnico

PLANTA DE SITUAÇÃO

Dimensões do terreno Vizinhos Ruas e acessos Escritura pública do terrenoIlustração de uma planta de situação, com todos os dados necessários a perfeita identificação do terreno.(fonte: BEZERRA, 2010)

Desenho Técnico

PLANTA BAIXA Desenho que representa graficamente a projeção horizontal de uma edificação. Pode-se entender como sendo a seção horizontal que deve se cortada do piso (normalmente a 1,50 m) em uma edificação,representando consigo portas, janelas,peças sanitárias, chuveiro e opcionalmente mobiliário de ambientação interna.

Imagem que ilustra o plano cortando uma casa ao meio. (fonte: MONTENEGRO, 1978, p. 48)

Desenho Técnico

Imagem que ilustra a retirada da parte superior da casa, destacando as seções das paredes, postas eanelas. (fonte: MONTENEGRO, 1978.

Desenho Técnico

Imagem que ilustra a representação em planta baixa dacasa, destacando as seções das paredes, postas e janelas. (fonte: MONTENEGRO, 1978, p. 49)

Desenho Técnico

PORTAS

PORTA PIVOTANTE PORTA BATENTE

PORTA CAMARRÃO

PORTA SANFONADA

PORTA DE CORRER

Desenho Técnico

PORTA CAMARRÃO

PORTA BATENTE

PORTA DE CORRER

PORTA SANFONADA

PORTA PIVOTANTE

Desenho Técnico

Peitoril

Altura x Largura Peitoril

Imagem queilustra janelas. (fonte: MONTENEGRO, 1978, )

Desenho Técnico

EQUIPAMENTOS DE CONSTRUÇÃO
Em Planta Baixa são representados os aparelhos elétricos de porte,posição fixa ou semi-fixa,elas são projetadas para conhecimento de seus posicionamentos. Dependendo de suas alturas podem ser seccionados ou não pelo plano que define a planta baixa.

Vaso sanitário

Tanque

Geladeira

LavatórioChuveiro

Fogão

Pia de cozinha Lava Louças

Desenho Técnico

Desenho Técnico

ENTENDENDO AS ESCALAS
O escalímetro é o instrumento utilizado para auxilio de leitura de medidas conforme a escala indicada no projeto.

Escala: relação entre as dimensões do desenho e as da peça real Exemplo: na escala 1:50 cada dimensão no desenho será 50 vezes maior na realidade   São adotadasdiferentes escalas dependendo do nível de detalhes que se deseja representar
Escalas usualmente empregadas    Plantas de situação 1:200, 1:500, 1:1000; plantas de locação 1:200, 1:250, 1:500 plantas baixas e cortes 1:50, 1:100 desenhos de detalhes 1:10, 1:20, 1:25

Desenho Técnico

Aula 02

CORTES
Desenho que representa graficamente a projeção de uma seção vertical (ou plano)em uma edificação....
tracking img