Desenho tecnico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
projeto de interiores apostila de projeto executivo e detalhamento

2o. semestre de 2002 Escola de Arquitetura da UFMG - Departamento de Projetos

porfírio valladares danilo matoso

projeto de interiores . apostila de projeto executivo e detalhamento

2

1. Introdução
Esta apostila não tem a pretensão de constituir um manual completo e abrangente sobre estratégias possíveis para aelaboração de projetos executivos e de detalhamento. Trata-se apenas de uma síntese de diversas experiências em arquitetura adquiridas ao longo do tempo. Com a prática, cada arquiteto acaba por desenvolver seus próprios métodos e convicções acerca dos modos de abordagem do desenho técnico como meio de solução construtiva e representação destinada à execução. Muitas vezes uma visita ao canteiro deobras e o simples diálogo com os executores substitui diversas pranchas de detalhamento. O conhecimento dos materiais e técnicas construtivas é, na verdade, uma premissa básica para a concepção de um bom projeto. Convém ainda lembrar que de nada serve um detalhamento desenhado à perfeição se a mão-de-obra que o executa não possui formação técnica para compreendê-lo corretamente - ocorrênciatristemente comum. Ou seja: via de regra, prevalece a simplicidade construtiva à qual a mão-de-obra local é habituada ao “malabarismo” gráfico de detalhamentos excessivamente complexos. Entretanto, o desenho é uma poderosa ferramenta analítica para o próprio criador. Mais que um mero instrumento de comunicação entre arquiteto e o executor, as projeções ortográficas permitem ao profissional bem treinado na sualeitura e entendimento uma maior familiaridade com os elementos constitutivos do objeto último de seu trabalho: a obra construída. É nesse sentido pragmático que orientamos esta apostila, na esperança que ela possa servir como um roteiro metodológico inicial para o estudante de arquitetura.

2. Projeto Executivo
2.1. Compatibilização O projeto executivo sintetiza diversas informaçõesnecessárias à construção. Sua confecção implica não apenas num amadurecimento pleno das relações entre arquiteto e cliente mas também na compatibilização dos projetos complementares referentes à obra. É na elaboração do projeto executivo que o arquiteto estabelece o diálogo entre estas diversas partes constitutivas do projeto final. Comumente, os projetos complementares têm procedências diversas e, embora osarquitetos sejamos habilitados a elaborar todos estes elementos, a crescente especialização das áreas encaminha a prática cotidiana do arquiteto para a coordenação dos diversos profissionais. É fato recorrente ainda que a urgência dos proprietários leve ao lamentável início das obras tão logo o projeto estrutural esteja concluído. Cabe ao arquiteto o dever de alertá-los dos conflitos de soluçãocertamente onerosa que surgirão sem uma compatibilização correta concluída antes da execução de qualquer elemento do projeto. Uma boa estratégia é listar e sistematizar todos os agentes envolvidos para o cliente, levando-o à compreensão dos prejuízos potenciais.

projeto de interiores . apostila de projeto executivo e detalhamento

3

2.1.1. Projeto estrutural Caso o projeto possua algummezanino, ou redistribua cargas de paredes portantes numa construção existente, elementos estruturais estarão certamente envolvidos. A estrutura é afetada sobretudo quando da necessidade de passagem horizontal de tubulação hidráulica do pavimento superior ou de ventilação e condicionamento de ar do pavimento inferior. No caso de reformas, a distribuição de pilares também costuma ser problemática, dadaa exigüidade dos ambientes tratados. Em mezaninos de lojas comerciais, comumente os pilares são deslocados para o perímetro do ambiente ficando ocultos sob um enchimento de alvenaria. Na maioria dos shoppings, é permitido ao lojista descarregar cargas somente sobre a laje de piso, pelo que pórticos sucessivos que atirantam o mezanino por cima são soluções bastante comuns. Obviamente, no caso de...
tracking img