desenho de artquitetura de planta baixa

612 palavras 3 páginas
Atualizado às 8h15 SÃO PAULO - Um dos pontos levantados pela investigação inicial sobre a morte do estudante Leonardo de Souza Silva, de 15 anos, na Estação Brás, é a distância entre o trem e a plataforma naquela parada. São 15 centímetros, segundo o boletim de ocorrência. Medição feita ontem pela reportagem indicou um vão até maior, de 21 centímetros. O rapaz poderia ter caído por ali. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou que essa separação é necessária por causa do compartilhamento das vias com os trens de carga, mais largos.
Veja também: link Estudante cai nos trilhos da CPTM e morre no horário de pico da tarde

O vão medido pela reportagem por volta das 11h30 de ontem na plataforma 7 da Estação Brás da CPTM é mais que o dobro do tamanho que o localizado na Estação Brás da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), de 9 centímetro. Apesar de a empresa divulgar que o jovem possa ter caído no espaço existente entre dois vagões, mais amplo, a Polícia Civil registrou a hipótese de a queda ter ocorrido no próprio vão.
"Nas portas de acesso dos usuários aos vagões, existe uma pequena plataforma (os estribos) que reduz consideravelmente o espaço entre o trem e a plataforma", revela o histórico do boletim de ocorrência. A CPTM informou por meio de nota que há um "projeto do governo federal para implementação do ferroanel, que consiste na construção de vias exclusivas" para trens de carga na cidade. Isso evitaria que essas composições tivessem de utilizar as linhas da empresa. Consequentemente, a distância dos vãos entre os trens e as plataformas poderia ser reduzida, ampliando a segurança dos passageiros que embarcam ou desembarcam.
A CPTM também disse que "está realizando investimentos de grande monta na modernização de toda sua infraestrutura e renovação da frota" e que "estão sendo implementados novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea, além da via permanente (trilhos)". A

Relacionados