Desenhista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
149

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO INFANTIL

SANTOS, Eliane Lima Sasso dos1
CAVALARI, Nilton2

RESUMO A educação infantil é muito importante para o desenvolvimento global da criança e, os aspectos que envolvem a Psicomotricidade favorecem o processo ensino-aprendizagem já que compreendem a educação como algo mais amplo do que a simples transmissão de conhecimentos. Sendo assim, através desteartigo pretende-se demonstrar a importância da Psicomotricidade para a educação infantil como uma prática não apenas preparatória da aprendizagem, mas como instrumento do fortalecimento da criança enquanto sujeito, atuando no sentido de facilitar-lhe a construção de sua unidade corporal, a afirmação de sua identidade e a conquista de sua autonomia intelectual e afetiva. Palavras-chave:Psicomotricidade. Aprendizagem. Educação Infantil.

1 INTRODUÇÃO Convive-se nos dias atuais, com uma intensa estimulação do consumo por parte da sociedade, transferindo nossas reais necessidades de ser (afeto, limite, carinho) pela ilusão de que o ter nos salvará a falta original, a partir do qual se articula todas as potencialidades do desejo. Diante da realidade social, buscam-se proporcionar nosespaços de Educação Infantil, relação e contato, permitindo uma percepção mais próxima dos desejos de cada um, do grupo e das diferenças. Para isso temos o corpo em movimento, uma trama de sensações sinestésicas, sensoriais, emocionais, neurológicas, organizadas por vias receptivas e expressivas onde a criança integra estes estímulos produzindo marcas que a façam perceber a si e ao outro, na relação.Eliane Lima Sasso dos Santos, graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco – Rio de Janeiro e cursando Pós-graduação em Psicomotricidade pela UCP e Instituto Rhema Educação em Arapongas – Paraná. Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em matemática pela Universidade Estadual de Londrina UEL – Paraná e ex-docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Paranaense(UNIPAR), Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e professor do Instituto Rhema Educação.
2

1

Caderno Multidisciplinar de Pós-Graduação da UCP, Pitanga, v. 1, n.3, p. 149-163, mar. 2 010.

150

A Sociedade Brasileira de Psicomotricidade a conceitua como sendo uma ciência que estuda o homem através do seu movimento nas diversas relações, tendo como objeto de estudo o corpo e a suaexpressão dinâmica. A Psicomotricidade se dá a partir da articulação movimento/ corpo/ relação. Diante do somatório de forças que atuam no corpo - choros, medos, alegrias, tristezas - a criança estrutura suas marcas, buscando qualificar seus afetos e elaborar as suas idéias. E vai constituindo-se como pessoa. A base do trabalho com as crianças na Educação Infantil consiste na estimulação perceptiva edesenvolvimento do esquema corporal. A criança organiza aos poucos o seu mundo a partir do seu próprio corpo. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 20 de dezembro de 1996 (Lei 9394) art. 29 “a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social,complementando a ação da família e da comunidade”. No entanto, para que haja esse desenvolvimento integral é preciso que tenhamos profissionais capazes e conscientes da importância da psicomotricidade, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, que represente suas necessidades e permita suas relações com os demais. O movimento permite a criança explorar omundo exterior. Assim, sem o contato com o concreto a criança pode desenvolver um bloqueio e se isolar por toda a vida. Por isso, a construção do esquema corporal e a organização das sensações relativas ao próprio corpo têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança. O psicomotricista é um profissional que cuida do processo de afetividade, pensamento, motricidade e linguagem, onde a...
tracking img