Desempenho acad mico e autoconceito de escolares contribui es do envolvimento paterno

868 palavras 4 páginas
Nome: Renata de Oliveira Leite Mendonça
Turma: CBKL
Artigo: Desempenho acadêmico e autoconceito de escolares: contribuições do envolvimento paterno

1. Referência Bibliográfica: CIA, Fabiana; BARHAM, Elizath Joan; FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine.

2. Esquema:

1. A importância do envolvimento familiar na vida da criança:
1.1 – A criança exposta a um convívio pouco construtivo ou sem afetividade dica mais vulnerável a ameaças externas.
1.1.1 – Em contrapartida um ambiente acolhedor e organizado cria uma espécie de proteção a fatores de risco. 1.1.2 – Os pais devem construir os ambientes para os filhos de acordo com seus princípios e valores, servindo sempre de modelo para os filhos.

2. O autoconceito diz respeito ao conhecimento de si mesmo: 2.1 – Crianças em idade pré-escolar se descrevem utilizando características visíveis, como, altura, força, e aparência. 2.2 – Já durante a vida escolar, esse autoconceito muda varias vezes, tanto no aspecto estrutural quanto em conteúdo, quando a criança passa a fazer comparações. 2.2.1 – Dos seis aos oito anos a criança usa a si mesma como parâmetro para identificar o seu progresso. 2.2.2 – Já dos oito aos 12 anos a criança inicia a comparação com as demais crianças.
3. Estudos internacionais apontam a importância do envolvimento paterno, no autoconceito: 3.1 – Foi realizada uma pesquisa para criar um contexto brasileiro, para tais dados. 3.1.2 – Foram estudados 58 pais e seus filhos, em idade escolar, que viviam com ambos os pais biológicos, todos de baixo poder aquisitivo. 3.2 – Os resultados mostram que quanto melhor o relacionamento entre pai e filho, e maior o envolvimento do pai, a criança tem um melhor autoconceito acadêmico. 3.2.1 – Varias pesquisas indicam o autoconceito como parte fundamental do

Relacionados