Desdobramento da medicina social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise os desdobramentos das medicinas individual e coletiva, frutos do desenvolvimento capitalista da época do autor.

Focault compreendeu que a medicina moderna se tornou uma medicina socialpor ter como pano de fundo certa tecnologia do corpo social. Ele tem por hipótese que o capitalismo muito contribuiu para desenvolver a medicina do âmbito privado para o coletivo, por ter como objetoprincipal o corpo, responsável pela força do trabalho, pela produção.
A formação da medicina social constitui-se de três fases:
A medicina de Estado, a medicina urbana e a medicina da força detrabalho.
A medicina de Estado acendeu na Alemanha, pois nesse país houve uma maior consciência do que seria Estado, nascendo assim à ciência do Estado no século XVIII. Tendo como objeto do conhecimento ofuncionamento geral de seu aparelho político, tanto quanto os recursos naturais de uma sociedade e o estado de sua população.
Na Alemanha alguns fenômenos caracterizaram a medicina de Estado como aorganização de um saber estatal, a normalização da profissão médica, a subordinação dos médicos a uma administração central, a integração de vários médicos em uma organização médica estatal, dessaforma a medicina moderna está diretamente atrelada a uma grande quantidade de estatizações, ela se tornou claramente funcionalizada e coletivizada.
A medicina urbana se amplia na França no fim doséculo XVIII com o desenvolvimento das estruturas urbanas. Constituída por médicos, químicos e físicos, formando assim uma equipe de saúde. Gradativamente tem-se a necessidade de constituir a cidade comounidade e de organizar o corpo urbano de modo coerente, homogêneo, dependendo de um poder único e bem regulamentado por várias razões, tanto econômicas como políticas, as razões econômicas surgemporque as cidades se tornam um importante lugar de mercado, unificando as relações comerciais. Também por razões políticas que surgem com o aumento do proletariado e das tensões entre pequenos grupos...
tracking img