“Desculpa esfarrapada: o falso e o hiper-real”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7035 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O documentário “Desculpa esfarrapada: o falso e o hiper-real” registra histórias de como a mentira se infiltra na sociedade e suas instituições com participação de pessoas anônimas e personagens conhecidos. Especialistas como sociólogo, psicóloga, advogado e jornalista contam, por meio de depoimentos, detalhes do comportamento humano relacionados à mentira e até que ponto a mesmainterfere na vida social e profissional e, ainda, o porquê de falsear algumas realidades para se esquivar de resultados. O documentário tem como objetivo mostrar uma realidade existente na vida e no cotidiano das pessoas através do falso-real e da hiper-realidade. Além disso, traz imagens de vídeos e frases de pessoas famosas acerca da mentira. “Desculpa esfarrapada: o falso e o hiper-real” busca aindamostrar as várias formas de mentiras por um lado cômico e ao mesmo tempo com seriedade.


Palavras-chave: Mentira. Realidade. Jornalismo. Documentário televisivo.

















SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 A mentira
2.2 A Verdade
2.3 Documentário
2.3.1 Documentário e ficção
2.3.2 O documentário moderno
2.4 Metodologia
CONSIDERAÇÕESFINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS
ANEXOS

08
08
10
12
14
17
18
23
24
26
28
















INTRODUÇÃO

A mentira é um fenômeno social e faz parte da vida de todas as pessoas. Acompanha o ser humano desde a criação do mundo e é um modo que todos têm de satisfazer para si mesmo ou para o outro uma necessidade ou alcançar um desejo. A mentira seinfiltra desde a história que se aprende nos livros didáticos e cada país há de ter sua cota de maus tratos à verdade dos acontecimentos históricos. Assim surgiu o documentário “Desculpa esfarrapada: o falso e o hiper-real”.
O documentário é uma narrativa basicamente composta por imagens-câmera, acompanhadas muitas vezes de imagens de animação, carregadas de ruídos, música e fala. Estamodalidade tem como principal característica a verdade que permite sua definição a partir de um círculo fechado que não nos tira do lugar. No documentário existem asserções falsas e verdadeiras e seus enunciados tanto podem apresentar verdades ou inverdades.
Considerando que o documentário é visto como o espelho da realidade, decidiu-se pesquisar justamente o contrário deste conceito, a mentira. Pormeio de entrevistas captamos depoimentos de populares e especialistas nas áreas psicológica e sociológica, para obtermos um histórico de situações em que a população utiliza a falsidade para se esquivar ou até mesmo se integrar.
Alguns destes discursos foram regravados por atores, que fizeram a interpretação dos nossos entrevistados. Ao final, todas as interpretações serão reveladas, levando opúblico à percepção de que qualquer falseamento pode ser transmitido como uma verdade absoluta. O trabalho é uma série de relatos que nos levam a entender quais são as mentiras cotidianas e a potencialidade delas nos relacionamentos.
Durante o documentário, o espectador verá relatos de pessoas que mentem ou que alguma vez cometeram alguma mentira, os profissionais que falseiam algumas realidadespara se esquivar de resultados, algumas mentiras históricas e políticas, dentre outras. Um apanhado de situações que nos levam a compreender a influência das inverdades em nossa vivência para mostrar a necessidade do ser humano em ver e acreditar naquilo que não é real como acontece nas redes sociais e reality show.










REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A mentira

A mentira faz parte davida, já que as relações sociais habituais envolvem mentir e ouvir mentiras, mesmo que nem sempre (ou quase nunca) as pessoas se atenham a isso. Estudos naturalísticos sobre a mentira mostram que, em média, as pessoas contam uma mentira a cada três interações sociais. (DePaulo & Kashy, 1998).
De acordo com Quinta e Coelho (2009) algumas dessas mentiras são brandas e têm funções de regulação...
tracking img