Descrição sibjutiva

1054 palavras 5 páginas
DESCRIÇÃO SUBJETIVA – apreensão da realidade interior, isto é, da imagem. Apresenta o modo particular e pessoal de sentir e interpretar o que descreve, traduzindo as impressões que tem da realidade exterior.
“Assomando à porta, levantou o reposteiro e deu entrada a uma mulher, que caminhou para o centro da sala. Não era uma mulher, era uma sílfide, uma visão de poeta, uma criação divina.
Era loura; tinha os olhos azuis, como os de Cecília, extáticos, uns olhos que buscavam o céu ou pareciam viver dele. Os cabelos, desleixadamente penteados, faziam-lhe em volta da cabeça, um como resplendor de santa, santa somente, não mártir, porque o sorriso que lhe desabrochava os lábios era um sorriso de bem-aventurança, como raras vezes há de ter tido a terra.
Um vestido branco, de finíssima cambraia, envolvia-lhe constantemente o corpo, cujas formas aliás desenhava, pouco para os olhos, mas muito para a imaginação.” (Machado de Assis) DESCRIÇÃO OBJETIVA – reprodução fiel do objeto, segundo uma percepção comum a todos, com exatidão dos detalhes e precisão vocabular.
“Rita havia parado em meio do pátio.
Cercavam-na homens, mulheres e crianças; todos queriam novas dela. Não vinha em traje de domingo; trazia casaquinho branco, uma saia que lhe deixava ver o pé sem meia num chinelo de polimento com enfeites de marroquim de diversas cores. No seu farto cabelo, crespo e reluzente, puxados sobre a nuca, havia um molho de manjericão e um pedaço de baunilha, espetado por um gancho. E toda ela respirava o anseio das brasileiras e um odor sensual do trevo e plantas aromáticas. Irrequieta, saracoteando o atrevido e rijo quadril baiano, respondia para a direita e para a esquerda, pondo à mostra um fio de dentes claros e brilhantes que enriqueciam sua fisionomia com um realce fascinador.” (Aluízio Azevedo) Descrição subjetiva Descrição objetiva substantivos abstratos substantivos concretos adjetivos antepostos adjetivos pospostos linguagem conotativa linguagem denotativa

Relacionados