descritivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Regulação da resposta inflamatória pelo complemento
O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto deproteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.
O sistema complemento é uma cascata bioquímica queataca a superfície das células invasoras. É composto por mais de vinte proteínas diferentes e complementa o processo de eliminação dos patógenos pelos anticorpos. O sistema complemento é o maiorcomponente humoral da resposta imune inata. Muitas espécies têm sistemas complemento, até mesmo fora dos mamíferos, como as plantas, peixes e alguns invertebrados.
No ser humano, esta resposta é ativadapela ligação complementar a anticorpos que se juntaram a estes micróbios ou pela ligação de proteínas complementares aos hidratos de carbono na superfície dos micróbios. Este sinal de reconhecimentodesencadeia uma resposta de eliminação rápida.  A velocidade da resposta dá-se em função da amplificação do sinal que ocorre após a ativação proteolítica das moléculas complementares, que sãotambém proteases. Quando as proteínas complemento se ligam ao micróbio, a sua atividade protease é ativada, e por sua vez ativa outras proteases complemento. Isto dá origem a uma cascata catalítica que amplificao sinal inicial através de retroalimentação positiva controlada. A cascata provoca a produção de peptídeos que atraem células do sistema imune, aumentam a permeabilidade vascular e revestem asuperfície dos microorganismos com opsonina, marcando-os para serem destruídos. Este revestimento pode também ser capaz de matar diretamente as células através da destruição da sua membrana plasmática.18
Opapel mais importante do complemento é durante a viremia ou em processos inflamatórios, quando ocorre o extravasamento dos componentes regulatórios até o local da infecção.
A regulação da ativação...
tracking img