Descri o Recursos Culturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Património Cultural de Setúbal
Santuário de Nossa Senhora do Cabo - Cabo Espichel
Também conhecido como Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua, este está situado no extremo do Cabo Espichel. Há neste precioso agregado de edificações, desde a antiga Ermida da Memória à Igreja Seiscentista, desde os corpos rústicos das "hospedeiras" ao aqueduto e à "Casa da Água", uma unidade de valores gráficosque fez esquecer a disparidade de estilos.
A partir do século XV o Cabo Espichel tornou-se um centro de peregrinações.
Convento da Nossa Senhora da Arrábida
Este Convento foi construído no século XVI, e abrange 25 hectares da Serra da Arrábida. Ao longo destes 25 hectares podemos encontrar o Convento Velho, que se encontra situado na parte mais elevada da serra, o Convento Novo, que estálocalizado a meia encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus e ainda, adjacentes ao convento, mas autónomos, os aposentos do duque de Aveiro e as casas onde eram alojados os peregrinos. A sua arquitetura caracteriza-se como austera.
No seu interior, destacam-se apenas, de onde em onde, esculturas de santos e Cristos, de terracota e de madeira, colocadas em nichos, os azulejos que ornam as capelas, eainda os embrechados compostos de pedrinhas misturadas com conchas e cacos de faiança e usados na decoração de fontes, paredes, muros e capelas. Encontra-se ainda peças escultóricas de cerâmica e de madeira, cantarias e lajedos, tetos pintados e uma talha dourada. Em 1863, a Casa de Palmela adquiriu o convento mas as obras só começaram no século seguinte, nas décadas de 40 e 50. Quarenta anosdepois, em 1990, o seu então proprietário optou por vender o convento e a área envolvente, num total de 25 hectares, à Fundação Oriente.
Todos os anos no mês de Maio, o convento é palco dos Arrábida Meetings, um fórum de reflexão sobre questões políticas e estratégicas e que reúne alguns dos mais importantes estrategos mundiais.

Ruínas Romanas de Creiro
Estas ruínas romanas designam-se por ruínas deuma fábrica roma de salga de peixe e um balneário e estão situadas na Serra da Arrábida, junto à Praia do Creiro.
Na época romana, a riqueza em peixe e sal na foz do Rio Sado, deram origem à criação de um complexo industrial de produção de peixe salgado, centrado nas cidades de Cetóbriga e Tróia, mas com pequenas unidades de produção noutros locais, como é o caso de Creiro. Esta produção de molhose salgas, tinha dimensão para ser exportada para outras regiões do Império.



Santuário do Cristo Rei de Almada
O Santuário do Cristo Rei é um dos ex-libris de Lisboa. A ideia da sua construção surgiu em Setembro de 1934, depois do Cardeal Cerejeira, Patriarca de Lisboa visitar o Monumento erguido a Cristo no alto do Corcovado, sobre o Rio de Janeiro. Quando chegou a Portugal quis propor aconstrução do Monumento semelhante.
No dia 18 de Dezembro de 1950 foi lançada a primeira pedra de Monumento e a 17 de Maio de 1959, Lisboa e Almada, bem como os seus arredores até grandes distâncias contemplaram pela primeira vez a Imagem do Sagrado Coração de Jesus. 
O monumento foi inaugurado a 17 de Maio de 1959. A autoria é dos arquitetos António Lino e Francisco de Mello e Castro e dosmestres-escultores Francisco Franco e Leopoldo de Almeida. 
O monumento está a 113 metros acima do nível do mar e oferece uma das mais bonitas vistas sobre a cidade de Lisboa.

Castelo de Palmela
O Castelo de Palmela, é caracterizado pela sua origem árabe, com a primeira fortificação, edificada por volta do século IX, depois da conquista desta região aos visigodos, mas onde os testemunhos arqueológicos,apontam para uma ocupação humana desde o período neolítico.
D. Afonso Henriques conquistou Palmela em 1147, mas voltaria a cair na mão dos muçulmanos e só por volta de 1190, passaria definitivamente para a posse portuguesa. D. Sancho I, mandou fazer reparações na fortaleza e doou-a à Ordem de Santiago, que fizeram de Palmela a sede da Ordem. É já no reinado de D. João I que se inicia a construção do...
tracking img