Descobrindo o varejinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
CAMPUS BENTO GONÇALVES

Ivorlan Amaral de Farias

O Marketing descobre o Varejinho

Bento Gonçalves - RS
2012

IVORLAN AMARAL DE FARIAS

O Marketing descobre o Varejinho

Natureza: dissertação sobre o plano de Marketing desenvolvido pelo grupo M Dias Branco para conquistar um nicho de mercado. Tem cujo objetivoa aprovação na disciplina de Marketing do 4° semestre do curso de tecnologia em Logística.
Orientadora: Camile Bonotto

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus de Bento Gonçalves - RS
2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
OBJETIVO GERAL 6
OBJETIVO ESPECÍFICO 6
Missão, Visão, Princípios e Valores 9
Missão 9
Visão 10
Valores 10Concorrência 16
DESCRIÇÃO DA EMPRESA 20
Produtos 21
Biscoitos e massas 23
Estrutura de Vendas e Distribuição 28
Vendas por Meio de Canais Diretos 29
Sistema de pronta-entrega 29
Sistema de pré-venda 30
Vendas por Meio de Canais Indiretos 30
Marketing 31
Definição da Marca 31
CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
11. BIBLIOGAFIA 36

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico, objetiva tratarde um fenômeno que vem ocorrendo nos últimos anos, haja vista o crescimento do poder de compras das classes “C e D”. Devido a um processo econômico que aos poucos vai retirando da linha de pobreza muitos dos brasileiros que pela primeira vez passam a ter o chamado poder de compra.
A população de baixa renda começa a galgar novos caminhos novos mercados se abrem de acordo com o IBGE a renda médiado brasileiro cresceu pouco mais de oito porcento (8%), e na mesma direção vem o nível de desemprego caindo quase os mesmos pontos percentuais acima.
Poder de compra este que de acordo com a Nielsen, volta-se diretamente para o consumo de bens não duráveis, sendo a primeira opção desta parcela significativa da população, a aquisição de alimentos ou similares.
Eis a grande sacada do Marketing“se o poder de compra das classes mais baixas da população está crescendo vamos dar-lhes acesso aos nossos produtos, e mais, vamos levar nossos produtos até eles”.
Foi partindo desse principio que a Adria Alimentos passou a investir no “VAREJINHO”.
Afinal como toda boa ideia ela é bem simples levar seu produto diretamente ao consumidor reduzindo atravessadores, como brokers, representantes eatacadistas, atendendo assim diretamente o pequeno varejo e este por sua vez chegando a uma parcela de consumidores antes quase inatingíveis, dessa forma o produtor atinge uma maior margem de participação por produto vendida o que o levará a um lucro maior.
Trata-se de uma venda fracionada, em que os clientes do "varejinho" têm a oportunidade de comprar quantidade inferior a uma caixa fechada, adequandoo número de itens a sua necessidade no momento.
A Adria criou um sistema de vendas fracionada, em que o cliente adquire apenas o que necessita, e conforme a região atendida recebe suas compras em no máximo 24hs estas mudanças propiciaram a marca um novo posicionamento haja vista que os seus, antes principais clientes leia-se grandes redes de varejo (em se tratando de quantidade de aquisição)hoje já não representam nem 10% de seu faturamento.
Os canais de "pequeno varejo" e "superpequeno" (estabelecimentos com até quatro caixas registradoras) representaram 53% das vendas em 2006. Em 2003 a fatia era de 49%, segundo a Nielsen.
A encomenda é entregue no dia seguinte em um veículo utilitário, seja pela própria Adria ou por terceiros.
  O novo sistema de vendas foi o principalresponsável pelo aumento de 19,4% nas vendas de biscoitos Isabela no primeiro trimestre do ano, em comparação ao ano passado. No mesmo período, a venda dos biscoitos Zabet subiu 33,7% e a das massas Adria cresceu 27,2%.
  Líder nos segmentos de biscoitos e massas - com 12% e 18% de participação em faturamento, respectivamente, segundo o relatório Nielsen do primeiro bimestre -, a M. Dias Branco faz...
tracking img