Descobrimentos na america pre colombiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os primórdios da América pré-colombiana Os habitantes da América pré-colombiana não são naturais do continente, mas oriundos de outras regiões, isto é, são alóctones. Recentes achados arqueológicos indicam que eles chegaram ainda na época paleolítica, em pequenos grupos nômades – e isto certamente antes de 50000 a.C. O provável caminho percorrido por esses homens, originários da Ásia, em direçãoà America foi o que passa pelo estreito de Bering. No entanto, não se pode descartar outras possibilidades, talvez também associadas ao estreito de Bering, como a travessia do Pacifico, mas usando como escala as inúmeras ilhas existentes entre a Ásia e a America do Sul. Estas e outras ondas migratórias ao longo da pré-história podem justificar as mais de 2.500 línguas diferentes que existiam naAmérica quando teve inicio a conquista européia do século XV. Uma primeira conclusão destes dados parece confirmar o que já disseram alguns historiadores: de que houve vários descobrimentos da América, uns advindos da inconsciência e outros, da ignorância. A “passagem” de Bering, tida como a mais antiga rota da chegada do homem à América, associa-se a vários fatores, especialmente à estreitaproximidade entre os dois continentes (Ásia –América )naquele local. Acredita-se que a glaciação (fenômeno climático de longa duração, representado pela diminuição intensa das temperaturas por vários séculos e pelo aumento das massas de gelo nos continentes, com rebaixamento do nível do mar em mais de 100 metros) tenha levado a um recuo das águas no estreito, permitindo uma passagem relativamente fácilentre os dois continentes para o nômade homem paleolítico.
Contudo, vestígios humanos bem antigos espalham-se por todo o continente, alguns anteriores a trinta mil anos, tanto na América do Norte quanto na América do Sul, mantendo diversas incógnitas desse primeiro período humano da América. No Brasil, existem evidências da presença humana muito antigas, algumas ainda em fase de estudo ereconhecimento internacional, como as da região do município de Central, na Bahia, e nas proximidades do município de São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Toca de Pedra Furada, estado do Piauí.
Somente no Piauí, mais de trezentos sítios arqueológicos foram encontrados e muitos deles estudados pela arqueóloga francesa naturalizada brasileira Niède Guidon e pelo arqueólogo italianoFabio Parenti, os quais dataram as pinturas rupestres de mais de vinte mil anos e as pedras lascadas e restos de fogueiras deixadas por grupos pré- históricos, de mais de 56 mil anos. Apesar de polêmicos, muitos dos estudos recentes chegam a apontar vestígios humanos no Brasil e no resto da América do Sul de bem mais de setenta mil anos.
Seja como for, os homens pré-históricos americanos, entre7000 e 3000 a.C., acrescentaram à caça, pesca e coleta de alimentos para a sobrevivência o cultivo de diversas plantas (algodão, abacate, pimenta, abóbora, feijão, milho, batata, mandioca, etc.) e a domesticação de vários animais (Ihama, peru, abelhas,etc.). Isto ocorreu especialmente em algumas regiões, como no México e no Peru atuais, caracterizando a passagem para a etapa neolítica da evoluçãopré-histórica. Também ocorreram grandes avanços na tecelagem e especialmente na cerâmica, produzindo recipientes de barro resistentes, favoráveis tanto ao armazenamento e transporte como ao cozimento de alimentos, contribuindo para a melhoria da alimentação e ampliando as perspectivas de vida da comunidade. Neste caso, destacam-se os objetos de cerâmica de Valdívia, no norte do atual Equador, datadosde mais de 3500 a.C., tidos como os mais antigos da América. As principais civilizações pré- colombianas
Na época da descoberta da América, estima-se que sua população estivesse próxima de cem milhões de habitantes, irregularmente distribuídos pelo continente e em diferentes estágios de desenvolvimento. “Havia de tudo entre os indígenas da América: astrônomos e canibais, engenheiros e...
tracking img